3.300 metros de redes e cinco tarrafas irregulares. Este foi o material apreendido pela Polícia Militar Ambiental (BPMA) na Lagoa Juara, em Jacaraípe, nesta segunda-feira (12). Durante a ação, os infratores não foram localizados.
A Polícia chegou ao local após denúncias sobre o excesso de redes de pesca na lagoa. Policiais ambientais estiveram no local e fiscalizaram toda a extensão da lagoa, verificando redes de pesca com malha inferior ao tamanho permitido e redes dispostas de forma irregular, cobrindo mais de 1/3 da largura do ambiente aquático. Dez redes de espera, totalizando 3.300 metros de comprimento, e cinco tarrafas foram recolhidas. Os diversos peixes emalhados foram soltos, pois não se encontravam debilitados.
Pessoas que acampavam ao redor da lagoa também foram fiscalizados, momento em que também foram repassadas informações sobre a legislação ambiental vigente. Foi solicitada a desmontagem dos acampamentos e remoção do lixo produzido, visto que a legislação estadual só permite esta atividade se for previamente autorizada pelo poder público.
Os responsáveis pelo material apreendido não foram identificados, sendo lavrado um boletim de ocorrência ambiental, citando a numeração de cada petrecho. A documentação será encaminhada aos demais órgãos ambientais para investigação e medidas pertinentes ao caso.