Categories: Política

Tribunal de Justiça analisa ação penal contra promotor Saint Clair

A ação pode resultar desde advertência até a perda do cargo

O promotor de Justiça Saint Clair atua na Vara de Defesa do Consumidor. Foto: Arquivo TN

Por Conceição Nascimento

O promotor de Justiça Saint Clair do Nascimento deverá responder a ação penal no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). A acusação é de falsidade ideológica, uma vez que ao assumir a função de promotor eleitoral, em 2008, declarou jamais ter sido filiado a partido político, embora constem nos cartórios da Serra informações de que o mesmo já foi filiado ao PHS e, mais recentemente, ao PSD.

A punição vai desde uma advertência ao afastamento do promotor de suas funções no Ministério Público. A decisão do TJES para acatar a ação do Ministério Público foi unânime, e o relator do caso no TJ-ES é o desembargador Sérgio Gama.

Procurado pela reportagem, o promotor Saint Clair diz que a denúncia faz parte do cumprimento de uma finalidade legal e precisa ser recebida e apurada. Contou também que são estão sendo questionadas duas filiações, mas uma delas, ao PHS, que ele nega.

“A filiação que consta ao PHS é de 1930, manifestamente um erro dos sistema. Tenho as declarações do cartório e do partido de que nunca fui filiado. Este documento eu já entreguei aos órgãos competentes. Isso porque fui nomeado, em 2008, promotor eleitoral e, para exercer esta função, não poderia ser filiado a nenhuma legenda até dois anos antes da nomeação. Tenho convicção de que o Tribunal de Justiça, na análise do mérito, vai concluir que não fui filiado e não havia óbice para que fosse procurador eleitoral”, explicou.

O promotor, que atua na Vara da Defesa do Consumidor, em Vitória, disse que foi filiado ao PSD desde a sua fundação, mas que em razão de uma suposta duplicidade de filiação o vínculo partidário foi anulado. “Hoje não possuo filiação partidária e aguardarei o posicionamento do Tribunal”, apontou

Segundo informações da assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça, não é possível passar informações sobre esse processo uma vez que ele está em segredo de justiça.

 

Tags: saint clair
Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Corpo é encontrado ao lado de moto na Serra

DHPP da Serra. Foto: Divulgação/PCES Neste sábado (18), o corpo de um homem foi encontrado no bairro Central Carapina, na…

6 horas atrás

Morador da Serra é morto a tiros em festa de Fundão

O jovem foi morto próximo ao Parque de Exposições/ Reprodução ES NA FITA Um jovem de 18 anos, morador da…

7 horas atrás

Peixe frito, moqueca e pedalinho são opções de diversão na Serra

Na Lagoa Juara, na Serra, os restaurantes possuem comida boa, além de diversão nos pedalinhos. Crédito: Divulgação Se você está…

8 horas atrás

Piscina natural, tirolesa e comida da roça nos restaurantes de agroturismo na Serra

Nos restaurantes do agroturismo da Serra, há muita comida boa, piscina natural, tirolesa e outras diversões. Crédito: Divulgação Já imaginou…

9 horas atrás

Moradora da Serra tem 90% do corpo queimado  durante incêndio em apartamento

Crédito: Divulgação Na noite de terça-feira (17), uma mulher de 44 anos sofreu queimaduras em 90% do corpo após um…

1 dia atrás

Policiais perdem o controle e viatura invade casa na Serra

A ocorrência gerou preocupação, mas felizmente não houve vítimas fatais. Crédito: Divulgação Na noite dessa sexta-feira (17), uma viatura da…

1 dia atrás