Tribunal de Justiça faz campanha para ajudar irmãos, adolescentes e crianças deficientes a ganharem um lar

Compartilhe:
Kaique tem 13 anos de idade e gosta muito de ler, comer lasanha e jogar bola. Foto: Divulgação

Dezenas de adolescentes, grupos de irmãos e crianças com deficiência esperam por um lá no Espírito Santo. Pensando em dar voz e visibilidade a estes meninos e meninas, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo está promovendo a campanha ‘Esperando por Você’ cujo objetivo é ajudar a encontrar pretendentes para os abrigados.

Hoje, no Espírito Santo, das cerca de 150 crianças acolhidas prontas para adoção, 86% têm mais de 08 anos de idade, 49% fazem parte de grupos de irmãos e 23,5% possuem alguma necessidade especial.

A campanha é realizada por meio da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja-ES), que vem ajudando crianças e adolescentes acolhidos a encontrarem uma família. Nesta semana, o projeto ganhou um novo participante, o Kaique.

Com 13 anos de idade, o menino gosta muito de ler, comer lasanha e jogar bola. Comunicativo, alegre e inteligente, sonha com uma família para compartilhar a beleza da vida.

A campanha dá voz e visibilidade a adolescentes, grupos de irmãos e crianças com deficiência, que não conseguem pretendentes pelo Sistema Nacional de Adoção.

Com um tom mais humano e otimista, o projeto vem contribuindo para mudar o olhar da sociedade a respeito da adoção tardia. É uma tentativa de tirar esses meninos e meninas “da sombra”, quebrar paradigmas e estigmas.

Ao todo, 12 participantes já foram adotados e 17 estão em processo de adoção.

Durante a pandemia, as fotos e vídeos estão sendo filmados por cuidadores e psicólogos das próprias instituições de acolhimento.

Acesse a página oficial e ajude a divulgar a campanha!  

Os interessados em adotar crianças e adolescentes da Campanha “Esperando por Você”, deverão preencher normalmente os respectivos formulários.

Porém, em razão da Pandemia de Covid-19, os juízes responsáveis pelas crianças e adolescentes participantes, irão analisar cada caso específico, decidindo de que forma será feita a aproximação, visando a proteção da saúde e segurança de todos.

https://www.youtube.com/watch?v=mGliLUkz6KE

 

A Campanha Esperando Por Você visa mudar o futuro de crianças e adolescentes que vivem há anos em instituições de acolhimento do Espírito Santo, especificamente as crianças mais velhas, os grupos de irmãos e aquelas que possuem alguma condição especial de saúde.

A campanha dá voz a esses meninos e meninas, órfãos ou destituídos de suas famílias de origem e que já estão prontos para a adoção.

Eles revelam suas qualidades, habilidades, potencialidades e sonhos. E não desejam apenas ganhar uma nova família, querem construir junto.

Todos concordaram em participar do projeto e foram devidamente autorizados pelos magistrados responsáveis, coordenadores das instituições de acolhimento e guardiões legais.

Participam do projeto apenas crianças e adolescentes para os quais não foram encontrados pretendentes nas buscas estaduais, nacionais e internacionais realizadas pela equipe da Comissão Estadual Judiciária de Adoção.

O contato da Comissão Estadual Judiciária da Adoção do Espírito Santo (CEJA/ES) é o (27) 3145-3171 • (27) 3145-3172 • (27) 3145-3173. O email é ceja@tjes.jus.br

 

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também