Desta segunda-feira (7) à quarta-feira (9), os moradores de Nova Almeida, na Serra, terão a oportunidade de trocar lâmpadas antigas por lâmpadas de LED, além de outros serviços ofertados pela Van da Boa Energia da EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo.
A unidade móvel de atendimento, além da troca gratuita de lâmpadas, dará acesso aos clientes a alteração de titularidade da fatura, impressão de 2ª via da conta de luz, solicitações de religação e cadastro na Tarifa Social, da qual o usuário tem o direito de obter até 65% de desconto na conta de luz.
A van estará na Avenida Doutor Milton David, SN, no centro de Nova Almeida, das 9h às 16h. No local, o cliente poderá levar até 10 lâmpadas incandescentes, halógenas e fluorescentes compactas para trocar gratuitamente pela mesma quantidade de lâmpadas LED.
Com a troca gratuita de lâmpadas, além de não ter custo com a aquisição dos novos equipamentos, os clientes ainda garantem economia na conta de energia, já que a tecnologia LED proporciona iluminação mais eficiente, longa vida útil, maior visibilidade e baixo impacto ambiental, tornando-se uma escolha altamente recomendada.
+ Família oferece recompensa de R$ 500 para encontrar cadela desaparecida na Serra
Para a troca de lâmpadas, é preciso apresentar uma conta/fatura de energia residencial recente (nesse caso, não é preciso ser o titular da conta de energia) e o documento de identidade (RG) de quem estiver presente.
A Tarifa Social é um benefício do Governo Federal que concede até 65% de desconto na conta de energia para famílias de baixa renda. O desconto é concedido para os primeiros 220 kWh consumidos mensalmente por clientes residenciais, classificados como de baixa renda. O benefício varia de acordo com a faixa de consumo mensal (kWh/mês) e é aplicado somente a uma unidade consumidora por família.
Para ter acesso, é fundamental certificar-se dos critérios estabelecidos pelo governo federal. Entre eles, é preciso ter o NIS (Número de Identificação Social) ativo e atualizado no CadÚnico, renda familiar per capita (por pessoa) menor ou igual a meio salário mínimo e, no caso de idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, ter o número do benefício BPC (Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social) atualizado.
O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da EDP, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e tem como objetivo promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia.