O Governo Casagrande decidiu tirar da Serra o novo projeto do governo federal para combater a violência em municípios brasileiros. O programa traria tropas da Força Nacional para o município e ajudaria a combater a violência dentro da cidade. Mas por decisão do governador Renato Casagrande (PSB), o projeto-piloto será desenvolvido em Cariacica.
O Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta é um novo projeto que está em desenvolvimento pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, tutelado por Sérgio Moro. Para as “fases de testes” o ministério tinha escolhido o município da Serra, mas o Governo Estadual indicou a cidade de Cariacica, tirando assim as tropas da Força Nacional, entre outras ações do programa, da Serra.
O ministério afirmou que para a escolha das cidades foram considerados os critérios de ranqueamento da violência, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), além da aderência dos governos locais para recepção do projeto. O projeto associa ações de força-tarefa e de promoção social para implementação de políticas públicas de segurança e está em fase de planejamento, com previsão de ser implementado no segundo semestre deste ano.
Como justificativa para a indicação de Cariacica, o Governo Casagrande disse que em 2017, “os índices da Serra ainda chamavam mais atenção” e que foram identificadas que “ações do governo estadual e municipal por lá (na Serra) estão revertendo essa tendência”. Além disso, afirmou que Cariacica tem indicadores de criminalidade que não são satisfatórios, tem características geográficas, topográficas e socioeconômicas e que por esse motivo indicaram a cidade para o programa.