Categories: Política

Tropas da Força Nacional iriam atuar na Serra, mas Casagrande leva para Cariacica

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, tutelado por Sérgio Moro, tinha escolhido o município da Serra, mas o Governo Estadual indicou a cidade de Cariacica, tirando assim as tropas da Força Nacional, entre outras ações do programa, da Serra.

O ministério tinha escolhido o município da Serra, mas o Governo Estadual indicou a cidade de Cariacica Foto: Divulgação

O Governo Casagrande decidiu tirar da Serra o novo projeto do governo federal para combater a violência em municípios brasileiros. O programa traria tropas da Força Nacional para o município e ajudaria a combater a violência dentro da cidade. Mas por decisão do governador Renato Casagrande (PSB), o projeto-piloto será desenvolvido em Cariacica.

O Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta é um novo projeto que está em desenvolvimento pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, tutelado por Sérgio Moro. Para as “fases de testes” o ministério tinha escolhido o município da Serra, mas o Governo Estadual indicou a cidade de Cariacica, tirando assim as tropas da Força Nacional, entre outras ações do programa, da Serra.

O ministério afirmou que para a escolha das cidades foram considerados os critérios de ranqueamento da violência, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), além da aderência dos governos locais para recepção do projeto. O projeto associa ações de força-tarefa e de promoção social para implementação de políticas públicas de segurança e está em fase de planejamento, com previsão de ser implementado no segundo semestre deste ano.

Como justificativa para a indicação de Cariacica, o Governo Casagrande disse que em 2017, “os índices da Serra ainda chamavam mais atenção” e que foram identificadas que “ações do governo estadual e municipal por lá (na Serra) estão revertendo essa tendência”. Além disso, afirmou que Cariacica tem indicadores de criminalidade que não são satisfatórios, tem características geográficas, topográficas e socioeconômicas e que por esse motivo indicaram a cidade para o programa.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Grande empresária da Serra, Aline Bianca morre após desfilar como musa no Carnaval de Vitória

Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…

1 hora atrás

Motorista é picado por marimbondo, bate Transcol e acidente mobiliza helicóptero na Serra

O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…

5 horas atrás

Motociclista perde o controle, é atropelada por ônibus e morre na Serra

O acidente aconteceu na Avenida Norte Sul, na Serra. A motociclista perdeu o controle e foi atropelada por um ônibus…

6 horas atrás

Dois coleiros presos são resgatados em distribuidora de bebidas na Serra

O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…

9 horas atrás

Da Serra para o mundo: armador Pedro Henrique passa por avaliação no Botafogo

Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…

9 horas atrás

Homem vai à escola e ameaça mãe e filha com facão na Serra

Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…

9 horas atrás