Trump mantém sobretaxa do aço e Serra e ES sofrem | Portal Tempo Novo

Serra, 11 de dezembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Economia

Serra, 4 de Maio de 2018 às 10:10

Trump mantém sobretaxa do aço e Serra e ES sofrem


 

A decisão do presidente americano, Donald Trump, manter a sobretaxa de aço em 25% pode prejudicar a economia do Estado e da Serra. Isto porque afeta diretamente as duas maiores empresas que atuam no Estado, a ArcelorMittal Tubarão e Vale, além de toda cadeia produtiva associada a elas. Os EUA compram 40% de placas de aço e 10% bobinas da Arcelor. E o minério usado para a fabricação é fornecido pela Vale.

O Brasil estava em negociação com o governo dos EUA, mas na última quinta-feira (26/04), foi surpreendido com a decisão americana de cobrar os 25% de sobretaxa de exportação ou aceitar o estabelecimento de cota de exportação de aço brasileiro para os EUA.

Segundo a assessoria do Instituto Aço Brasil, a cota é calculada pelo volume médio das exportações realizadas de 2015 a 2017 para produtos semi-acabados e acabados. No caso de produtos acabados, há ainda a aplicação de redutor de 30% sobre o volume médio alcançado no período de referência. A assessoria informou que o Brasil teve que aceitar a proposta de cotas, tendo em vista a relevância das exportações brasileiras de aço para os EUA (1/3 do total).

 




O que você acha ?

Você concorda com a saída de Cuba do Mais Médicos?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por