Sendo um dos animais mais temidos na imensidão dos oceanos, os tubarões mexem com o imaginário das pessoas, além de causar medo em muitas delas. E um deles, mesmo que de uma ‘versão’ considerada bem menor que o normal, decidiu visitar a praia de Jacaraípe, na Serra, e acabou sendo capturado por um pescador da região. A situação foi registrada na tarde desta quinta-feira (18) e chamou atenção de quem passava pelo balneário.
Trata-se de um cação, que nada mais é que uma espécie de tubarão. De acordo com pescadores que capturaram o animal, ele veio para as proximidades da praia atrás de alimentos, mas acabou sendo jogado na areia pela força das ondas. Logo depois, um morador do bairro – que não quis se identificar – pegou o peixe com a mão e prometeu consumi-lo. Quem contou como tudo aconteceu foi José Correa, que reside na região de Jacaraípe.
De acordo com ele, foi seu amigo quem pegou o tubarão. Ele afirmou que o bicho não conseguiu retornar para a água. “É um cação. Ele veio atrás de camarão e peixes pequenos, mas não conseguiu voltar para a água. A maré o jogou na areia e entrou areia nas guelras dele. Meu amigo viu e pegou com a mão”, disse o morador.
O TEMPO NOVO conversou com o biólogo Cláudio Santiago para entender um pouco mais toda a história contada. Ele confirmou que se trata de um tubarão, mas como é de porte menor, as pessoas chamam de cação – seu nome popular.
“Então, cação é um nome genérico. Existem diversas espécies de tubarão, desde pequenos, aos gigantescos, desde inofensivos aos extremamente agressivos. Tubarões que existem no nosso litoral e aqueles que não andam por aqui. Geralmente, estes igual o da foto são chamados de cação”, explicou.
Santiago ainda acrescentou que muitas pessoas acreditam que o cação é um filhote de tubarão, mas essa informação não é verídica. “A gente – biólogos – até zoa (sic) com isso dizendo que a única diferença entre cação e tubarão é quem está se alimentando de quem”, brincou.
Por fim, o cação acabou indo parar na panela. Sua captura ocorreu na praia de Castelândia, em Jacaraípe. O animal pesava cerca de 4 quilos.
Saulinho é presidente da Câmara da Serra e já adiantou que corpo técnico sugeriu eliminar fiação exposta contra poluição visual.…
O Governo do Estado oferta novo concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.717. Crédito:…
Além do Balaio, o palco contará com a presença dos capixabas do Forró Bemtivi, do DJ André Barros e do…
A nova Orla de Jacaraípe deve ser entregue no verão. A praia da Serra terá mirante, parques e academias. Crédito:…
Os Raimundos prometem agitar o público com clássicos como “Mulher de Fases”, “A Mais Pedida” e “Reggae do Maneiro”, além…