Notícias

Tubarão é encontrado e capturado por pescador em praia da Serra

Foto: Divulgação | Leitor do Tempo Novo

Sendo um dos animais mais temidos na imensidão dos oceanos, os tubarões mexem com o imaginário das pessoas, além de causar medo em muitas delas. E um deles, mesmo que de uma ‘versão’ considerada bem menor que o normal, decidiu visitar a praia de Jacaraípe, na Serra, e acabou sendo capturado por um pescador da região. A situação foi registrada na tarde desta quinta-feira (18) e chamou atenção de quem passava pelo balneário.

Trata-se de um cação, que nada mais é que uma espécie de tubarão. De acordo com pescadores que capturaram o animal, ele veio para as proximidades da praia atrás de alimentos, mas acabou sendo jogado na areia pela força das ondas. Logo depois, um morador do bairro – que não quis se identificar – pegou o peixe com a mão e prometeu consumi-lo. Quem contou como tudo aconteceu foi José Correa, que reside na região de Jacaraípe.

De acordo com ele, foi seu amigo quem pegou o tubarão. Ele afirmou que o bicho não conseguiu retornar para a água. “É um cação. Ele veio atrás de camarão e peixes pequenos, mas não conseguiu voltar para a água. A maré o jogou na areia e entrou areia nas guelras dele. Meu amigo viu e pegou com a mão”, disse o morador.

O TEMPO NOVO conversou com o biólogo Cláudio Santiago para entender um pouco mais toda a história contada. Ele confirmou que se trata de um tubarão, mas como é de porte menor, as pessoas chamam de cação – seu nome popular.

“Então, cação é um nome genérico. Existem diversas espécies de tubarão, desde pequenos, aos gigantescos, desde inofensivos aos extremamente agressivos. Tubarões que existem no nosso litoral e aqueles que não andam por aqui. Geralmente, estes igual o da foto são chamados de cação”, explicou.

Santiago ainda acrescentou que muitas pessoas acreditam que o cação é um filhote de tubarão, mas essa informação não é verídica. “A gente – biólogos – até zoa (sic) com isso dizendo que a única diferença entre cação e tubarão é quem está se alimentando de quem”, brincou.

Por fim, o cação acabou indo parar na panela. Sua captura ocorreu na praia de Castelândia, em Jacaraípe. O animal pesava cerca de 4 quilos.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Pela primeira vez, eleição no Planalto Serrano – Bloco A tem chapa única

Reunião que definiu os rumos da disputa comunitária no bairro. Crédito: Marlon Marques As eleições comunitárias do bairro Planalto Serrano…

11 horas atrás

Comunicado – 16/04/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 16-04-2025 - 3ª ediçãoBaixar

13 horas atrás

Grupo Prime apresenta instalações da Jaecoo & Omoda no ES

Agora, em 2025, o Grupo Prime assume as operações das marcas Jaecoo e Omoda no Estado e a nova concessionária…

15 horas atrás

Sábado é dia de pagode ao ar livre no Tchau e Bença, na Serra

A noite no Tchau e Bença, na Serra, contará com apresentações de Frazão, Andin (foto) e DJ Bruninho. Crédito: Divulgação…

16 horas atrás

Serra é a 6ª do Brasil (e 1ª do ES) que mais investe em obras, escolas, saúde e infraestrutura, aponta levantamento

Em 2024, a Serra inaugurou a maior obra já construída com recursos próprios: R$ 123 milhões investidos em uma das…

16 horas atrás

Ciclo religioso de São Benedito se encerra com a derrubada dos mastros na Serra

No sábado (19), a derruba do mastro acontece em Manguinhos e Nova Almeida; já no domingo (20), a tradição segue…

16 horas atrás