Bruno Lyra
Cerca de um hectare, o que dá o tamanho de um campo de futebol oficial. É o tamanho afetado pelo incêndio que voltou a castigar as áreas das turfas na Serra. No final da tarde desta sexta (25) cerca, um grupo de 10 bombeiros combatia o fogo no local, trabalho que vai se estender neste sábado (26), segundo informação do diretor da Defesa Civil da Serra, Olimar Rosa da Silva.
Silva, que também é capitão reformado do Corpo de Bombeiros, disse que serão deslocados para a área seis homens da Defesa Civil, dez bombeiros, um carro pipa, um trator. Além de um caminhão do Corpo de Bombeiros.
“O fogo está superficial, pois ainda há um pouco de umidade no solo. Creio que seja possível apagar amanhã (sábado, 26). Mas a situação é de alerta. Até que chova bastante, faremos vistorias diárias na região das turfas”, adiantou.
O diretor falou também da falta de colaboração de algumas pessoas. “Ontem (24) tivemos que desobstruir uma estrada que dava acesso a área do incêndio porque jogaram entulho. Hoje (25) encontramos lá perto um fogareiro improvisado e várias garrafas de bebidas destiladas próximo”, relata.
Olimar pede ajuda à população para denunciar os envolvidos neste ou qualquer outro incêndio não só na região mas em outras áreas da Serra nos telefones 199, 99949-8612, 99938–9500, 3338-1756.
Tempo Novo noticiou com exclusividade um incêndio na vegetação da área verde entre Jardim Tropical e Central Carapina na última terça (22), situação que acabou evoluindo para o fogo nas turfas.
Fumaça e doenças
O histórico incêndio nas turfas ocorrido entre o final de janeiro e o início de maio ainda está fresco na memória de quem passou mal com a fumaça, que afetou não só moradores da Serra, mas chegou até bairros de Vitória e Vila Velha.
“Houveram casos até de bombeiros e funcionários da Defesa Civil que trabalharam no combate naquela ocasião e acabaram passando mal. Alguns chegaram a ser internados com princípio de pneumonia”, relatou Olimar.
Outros incêndios
Além da volta do fogo nas turfas, outros incêndios foram registrados na Serra esta semana: na Área de Proteção Ambiental da lagoa Jacuném, numa área da vale ao lado do Parque Natural Municipal de Bicanga e nas matas ciliares do rio Santa Maria na região da Rodovia do Contorno.