Categories: Notícias

Turista está sumindo de Jacaraípe e Nova Almeida

Os proprietários do tradicional restaurante Berro D’Água também sentiram
a queda do número de turistas em Jacaraípe nos últimos anos. Foto: Fábio Barcelos

Por Clarice Poltronieri

Os últimos 10 anos têm sido de muita dificuldade para quem vive do turismo de lazer em Jacaraípe e Nova Almeida.  Donos de restaurantes, hotéis e pousadas percebem o sumiço das famílias que vinham passar as férias nas praias da região.

Em julho último, período de férias escolares, o movimento desse setor nos dois balneários foi quase nulo em comparação aos tempos áureos. O gerente do Hotel Praia Sol em Nova Almeida, Paulo Roberto Amorim, conta que de uns 10 anos a queda foi brusca. “A rotatividade nessa época era de 40%. Hoje esse movimento é praticamente nulo. Se não fosse o turismo de negócios e os eventos, teríamos fechado”, observa.

Ele diz que falta atrativo para encantar o turista. “A última coisa que o turista quer é ficar no hotel. Há alguns anos o nosso litoral perdeu os turistas, principalmente na Serra”, pontua.

No Inter Hotel, em Jacaraípe, a situação se repete. “Não tivemos nada de turismo de lazer, só de empresas. Há uns cinco anos a ocupação era de 40%. Desde que estou aqui o turismo só vem caindo”, aponta José Eduardo Pereira do Nascimento, gerente há seis anos.

O movimento dos restaurantes também não mudou muito e os comerciantes mais antigos contam com o consumo dos clientes locais.

Em Jacaraípe há 30 anos, o restaurante Cabana do Luiz é outro estabelecimento onde os donos observaram o sumiço dos turistas. “Houve queda de 10% ao ano entre 2005 a 2010. Até no Carnaval o movimento foi menor que o resto do ano. No passado aumentava 30% na última quinzena de julho. Agora perdemos movimento, pois os clientes daqui viajam com as famílias”, aponta Ricardo Modenesi, sócio-proprietário.

Para ele, o setor está abandonado na Serra. “Eu mesmo não passaria férias com minha família aqui. Não tem estrutura, segurança, atrativo, vida noturna. A gente lamenta como um lugar tão grande e bonito foi abandonado pelas autoridades”, reclama.

“A expectativa em Manguinhos era de um movimento maior”

Em Manguinhos, o turismo deu uma leve aquecida em julho. No restaurante Enseada  de Manguinhos, o sócio- proprietário Geraldo Ales, Geraldinho, diz que houve um pequeno acréscimo na última década, mas nada expressivo. “Na segunda quinzena tiveram turistas de Minas, São Paulo, mas a expectativa era de um movimento maior. São clientes cativos que conhecem aqui ou têm casa. A crise atrapalhou. Mas mantivemos o fluxo do ano passado”, aponta.

O secretário de Esporte, Turismo, Cultura e Lazer, Ronaldo Schimit disse que a taxa de ocupação em hotéis e pousadas no litoral da Serra foi de 20% a 30% no mês de julho, índice abaixo do esperado.  Ronaldo falou que há também as famílias que alugam casas ou que possuem imóveis exclusivos para esse fim no município, mas não tem os números.

O secretário admitiu que o turismo de lazer está em queda na Serra, mas atribui à crise econômica pela qual passa o país.

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Setembro em Flor: conheça os sintomas de tumores ginecológicos

Setembro em flor/ Freepik Neste mês acontece a campanha Setembro em Flor, voltada para a conscientização e prevenção de tumores…

3 horas atrás

Nova onda de calor chega em setembro

Praia de Jacaraípe no fim de semana. Foto: Gabriel Almeida | Jornal Tempo Novo Uma nova massa de ar quente…

3 horas atrás

Homem é preso em flagrante recebendo anabolizantes na Serra

PF apreende anabolizantes na Serra/ Divulgação Polícia Federal Na tarde da última quarta-feira (28), a Polícia Federal (PF) prendeu em…

1 dia atrás

O frio continua? Veja previsão do tempo para a Serra

Foto: José Cruz/Agência Brasil As temperaturas amenas vivenciadas pelos moradores da Serra nos últimos dias trouxeram esperança de dias mais…

1 dia atrás

Bicanga, na Serra, registra dois incêndios na mesma semana

os incêndios são em áreas com vegetação e geralmente acontecem devido ação humana/ Leitor Tempo Novo Dois diferentes pontos do…

1 dia atrás

Barbeiro da Serra é reconhecido evento nacional

O evento Masterday Max dos Santos é o maior evento do Rio de Janeiro e um dos maiores do Brasil…

1 dia atrás