Uma faculdade da Serra, a UCL, que fica em Manguinhos, recebeu o prêmio Inovação Tecnológica da Agência Nacional do Petróleo (ANP), com o projeto de um programa que identifica problemas de perfuração de poços de petróleo e gás em tempo real.
O prêmio foi entregue no final de julho, no Rio de Janeiro. O trabalho foi desenvolvido pela UCL em parceria com a Petrobras, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e a empresa Engineering Simulation and Scientific Software Ltda.
Um dos professores responsáveis pelo projeto, Lucas Silveira Silva, coordenador do curso de Engenharia Química da UCL, conta como foi o desenvolvimento do trabalho.
“Trabalhamos com uma equipe de 5 pessoas durante 9 anos, três professores e dois alunos, que iam sendo substituídos quando se formavam. É gratificante ter participado do projeto. O prêmio é o reconhecimento do trabalho de toda a equipe que atuou no laboratório de 2005 para cá”, explica.
De 2005 a 2014, a equipe coletou dados no Laboratório de Fluidos e Fenômenos de Transportes da própria faculdade e os repassou para a Engineering Simulation and Scientific Software desenvolver um programa capaz de identificar, em tempo real, falhas de perfuração.
Além de Lucas, trabalharam no projeto o professor Bruno Venturini, responsável pelo laboratório, a professora Luila Abib, e toda a equipe da área de Engenharia Mecânica e Química.