Categories: Saúde

Ufes desenvolve escudo facial para pessoal da saúde combater coronavírus

Imagem ilustrativa do escudo facial. Foto: Divulgação/Ufes

Fruto de pesquisa desenvolvida no Centro Tecnológico e do Centro de Ciências Exatas da Ufes, o Espírito Santo deve ganhar em breve reforço na luta contra a pandemia de covid-19. Trata-se de projeto para a produção de escudos faciais de proteção a serem utilizados por profissionais de saúde. Segundo a assessoria de imprensa da Ufes, a intenção é produzir o equipamento em escala em parceria com indústrias capixabas.

Por enquanto, cem peças foram feitas nos laboratórios da Ufes, mas a proposta é chegar a 150 mil escudos, atendendo uma solicitação da Secretaria Estadual de Saúde. Em declaração divulgada no site da Universidade, o professor do Departamento de Engenharia Elétrica Marcelo Segatto disse que, em dez dias, com a chegada dos insumos, a previsão é produzir cerca de quatro mil escudos por dia.

Segundo ele, o projeto já conta com parcerias da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), das empresas ArcelorMittal e Geocontrol e do grupo de desenvolvedores capixaba ProtetorES.

A assessoria de imprensa da Ufes acrescenta que o projeto envolve oito professores dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Matemática. Os docentes estão participando de todas as etapas, desde a concepção do projeto de fabricação, até o corte da peça, passando pela captação de recursos de empresas privadas.

“Formamos uma rede colaborativa para atender essa demanda do Governo do Estado. Estamos usando placas de acetado, que são cortadas numa máquina a laser, elástico e injeção de plástico para fazer o suporte”, explica Segatto. Segundo o professor, “se houver excedente na produção, será possível repassar para outros estados do país”.

Os escudos não substituem as máscaras, mas são a primeira camada de proteção para os profissionais de saúde, evitando que tenham contato com saliva e fluidos corporais de pessoas infectadas. A peça é uma barreira física transparente entre o paciente e o médico ou enfermeiro, podendo ser higienizada e reutilizada.

Tags: covid-19UFES
Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

3 horas atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

5 horas atrás

Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710

O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…

9 horas atrás

Músico serrano EXK lança mixtape “Coração Cravejado” com cinco faixas de trap

O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…

9 horas atrás

Provocação? Vila Velha invade a Serra para convidar os serranos para o seu Réveillon

A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…

10 horas atrás

Fundão inicia os tradicionais festejos folclóricos de São Benedito e São Sebastião

Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…

11 horas atrás