Apesar dos fortes indícios da mão do ex-prefeito e deputado federal Sérgio Vidigal (PDT) na nova formatação do diretório do PSDB da Serra, em reservadas rodas de conversas em Vitória já surgem comentários sobre uma possível filiação do prefeito Audifax Barcelos no ninho tucano.
Se isso vier a acontecer é uma guinada de 180 graus nas especulações que envolvem uma possível mudança de partido por parte do prefeito, que até aqui tudo indicava que seria o futuro Rede. Se, de fato, ele for para o PSDB, é um nó político que ele dá em Vidigal daqueles difíceis de desatar.
Eminência tucana
Ex-candidato a deputado estadual, José Carlos Buffon, é uma das eminências pardas do PSDB da Serra. Ele tem mantido conversas constantes com o vereador Alexandre Xambinho (PTdoB), que já está com o pé no ninho tucano.
Arsenal de Bruno
A Assembleia Legislativa do Espírito Santo instalou nessa terça-feira (7) a Comissão Especial para analisar os contratos de licitação e execução das obras do Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, e dos projetos Campos Bom de Bola I e II para futebol soçaite. Traz como presidente o deputado Bruno Lamas (PSB), vice-presidente Marcos Mansur (PSDB) e relator Cacau Lorenzoni (PP). Os investimentos para o Kleber estavam estimados em R$ 86 milhões, mas até agora, com 36% a obra concluída, já foram gastos R$ 190 milhões. Será mais uma pá de cal no ex-governador Renato Casagrande (PSB).
Munição de Vandinho
Secretário de Estado de Esporte à época dos projetos Campo Bom de Bola e parte das obras do Kleber, o ex-deputado Vandinho Leite se defende e acusa. Disse que é o terceiro secretário (de cinco) que passaram pela Sesport no período da implantação dos campos e construção do estádio. “Devo ser o único agente público do Brasil que fez mais de 200 obras sem nenhum real aditivo de valor. Isso é perseguição de uma família que ganha dinheiro vendendo para órgãos públicos sem licitação”, dispara. Detalhe: Bruno e Vandinho, antes aliados, viraram inimigos políticos a poucos dias da eleição de 2014.
O delegado e o coronel
Enquanto o ex-prefeito Sérgio Vidigal (PDT) teve seu delegado, Joel Lyrio, o prefeito Audifax Barcelos (PSB) agora tem o seu coronel, Nylton Rodrigues.
Prazo de Neidia
Após ser obrigada pela Justiça a colocar em pauta três projetos de lei do Executivo que tramitavam na Câmara de Vereadores há quase dois meses, a presidenta Neidia Maura (Sem Partido) se mostrou descrente em relação à efetivação de um deles: o que permite o pagamento de dívidas da Cohab com a Prefeitura por meio de doação de terrenos, que possibilitará a emissão de escrituras em Planalto Serrano, Feu Rosa, Cidade Pomar, Hélio Ferraz e André Carloni. A vereadora estabeleceu um “prazo” de 45 dias (tempo da tramitação do projeto na Casa) para o prefeito cumprir o prometido.
Já o vereador oposicionista Nacib Haddad (PDT), mais comedido, sugeriu em seu discurso a ampliação do prazo para 120 dias. Feitas as apostas, a matéria já aprovada segue para a sanção do prefeito Audifax Barcelos (PSB).