O verão pode ser uma época inesquecível: tanto de boas memórias quanto de arrependimentos. Quando estamos de férias costumamos relaxar até demais…
Os adolescentes são sempre os maiores alvos de crítica, mas muitos adultos também têm dificuldade de aprender a dizer não. Muitas vezes isto acontece porque a resposta não é respeitada – ou sequer é solicitada.
Os amigos ou familiares acabam insistindo e você simplesmente é levado para situações, seguindo o fluxo e de repente está em uma enrascada ou num lugar que não queria estar, fazendo o que não queria fazer.
Muitas pessoas nunca aprenderam a dizer não, tem medo da rejeição, da solidão, da incompreensão, são tantos medos. Mas você quer realmente ficar ao lado de pessoas que não respeitam o seu não, ou que sequer consultam a sua vontade?
Isso traz à tona uma questão que tenho ponderado: quando alguém diz não e você manipula a pessoa a fazer algo que ela não quer, como você se sente? Você se sente feliz quando seu amigo bebe além da conta sabendo que ele não tem a mesma resistência que você?
E aquela moça que não queria entrar no carro, mas alguém colocou algo em sua bebida? Você se sente feliz quando sabia que seu amigo não tinha coragem de pular tão alto da cachoeira, mas você insistiu?
E você, quando diz sim querendo dizer não, como você se sente? Que tal aprender essa palavra neste verão? Não é uma questão de focar no negativo ou de ficar de fora dos acontecimentos: você aprende a dizer não para algumas coisas para poder dizer SIM para o que realmente importa para você. A vida pode passar tão rápido quanto uma estação, por isso precisamos fazer escolhas conscientes.
Você vai se surpreender como a palavra NÃO pode ser muitas vezes a resposta mais amável para você e para os outros. Feliz 2015! Faço meu brinde a todos os leitores e toda a equipe do Tempo Novo!