Por Eci Scardini
A pesquisa de intenção de voto realizada pela Futura e publicada em A Gazeta no último domingo (13) era ansiosamente aguardada pelo mercado político para ter noção do tamanho dos pré-candidatos à prefeitura da Serra nesta altura do campeonato. Para quem está na frente, a pesquisa reflete a realidade. Quem não foi bem, tende a achar que possa ter havido algum tipo de contaminação do resultado e fica com uma pulga atrás da orelha.
Com ou sem razão, os que questionam a credibilidade das pesquisas eleitorais no Espírito Santo lembram que esse é um assunto emblemático, chegando ao ponto de quase virar caso de polícia, devido à discrepância dos números com o resultado das urnas em pleitos recentes. Em 2012, uma pesquisa apontava vitória de Luiz Paulo no primeiro turno em Vitória, além de empate técnico entre Audifax e Vidigal, também na eleição daquele ano.
Aqui é o seguinte: se você foge da Futura, cai na Enquete; e se foge da Enquete, cai na Futura. Praticamente não há opções. A Futura tem forte ligação com A Gazeta e a Enquete com A Tribuna. Não é de hoje que protagonistas da política e de outros segmentos organizados e de instituições desconfiam da mão forte do governador Paulo Hartung (PMDB) dentro da Futura e de A Gazeta; assim como suspeitam de maior alinhamento dos principais prefeitos com A Tribuna/Enquete.
Assim, todo e qualquer resultado de pesquisa é visto com algumas ressalvas. É público e notório também que o governador, grande estrategista que é, acompanha de perto o desenrolar de toda a movimentação política nas principais cidades, visando sempre buscar o resultado que ele considera melhor. Assim como foi surpresa o deputado estadual Amaro Neto aparecer em segundo lugar na pesquisa de Vitória, causou espanto a grande diferença entre Vidigal e Audifax, na estimulada, bem como a baixa rejeição de Vidigal.
Entre o estímulo e a espontaneidade
A pesquisa da Serra, no quesito estimulada, agradou ao deputado federal Sérgio Vidigal (PDT), que apareceu com 41,3% das intenções de votos, contra 22% do prefeito Audifax Barcelos (Rede), que busca a reeleição. E deixou o ex-deputado estadual Vandinho Leite (PSDB) com 7,3%; o deputado estadual Bruno Lamas (PSB) com 6,3% e o deputado federal Givaldo Vieira (PT) com 3,3%. O sindicalista Osvaldino Luiz Marinho, pré-candidato pelo PRTB, não foi citado.
Já no quesito espontâneo, quem ficou satisfeito foi Audifax Barcelos, com 20,5% das intenções de votos, que mesmo estando abaixo de Vidigal (24%), cresceu significativamente com relação à pesquisa realizada e divulgada um ano atrás. Nesse quesito Bruno aparece em terceiro com 1,8% das intenções e Vandinho com 1,3%.
O que se nota também na divulgação dos resultados é que os mesmos vêm ocupando menos espaços no jornal do que nas edições anteriores. Foram duas páginas da edição, enquanto em períodos pré-eleitorais de anos anteriores chegavam a um número maior; talvez em função da economia de papel, que é um dos insumos mais caros para uma empresa jornalística.
Com essa redução de espaço, as informações ficam mais condensadas e o leitor perde conteúdo, como o de outros candidatos aleatoriamente citados por entrevistados, faixa etária, classe social dos ouvidos, entre outros dados importantes para formação de opinião.
A concentração está marcada para as 15h, na Praça do Trabalhador, no Bloco A/ Foto: Reprodução Redes Sociais Neste sábado…
Ao todo, são nove postos de salva-vidas nas praias da Serra. Foto: Fernando Rubim A Serra fechou o verão com…
O parque conta com três quadras e um campo society/ Foto: Divulgação O agendamento para o uso das quadras do…
Deve declarar o Imposto de Renda quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90 ao longo de 2024. Crédito: Freepik…
O Sindicato dos Ferroviários do Espírito Santo e Minas Gerais (Sindfer ES/MG) vai realizar mais um grande sorteio para os…
O gato de energia abastecia cinco lojas no bairro da Serra e o proprietário do imóvel será responsabilizado e pode…