Uma vaca foi atropelada e morta na Rodovia do Contorno do Mestre Álvaro, na Serra, na tarde deste sábado (13). No início da mesma semana, uma jaguatirica morreu atropelada no mesmo trecho.
A via que corta o Corredor Ecológico Duas Bocas – Mestre Álvaro, corta o habitát natural de onças, jaguatiricas, lontras, cachorros-do-mato, raposas e cobras. Além deles, são encontrados cavalos, vacas e bois em áreas próximas.
Conforme noticiado por Tempo Novo, a morte desses animais no trecho tem causado preocupação para os ambientalistas. “Toda vida animal é uma grande perda para nossa biodiversidade. Mas esta última, uma jaguatirica, um animal que está quase em extinção, perder a vida desta forma é lamentável e mostra que a passagem de fauna não está funcionando e que medidas urgentes precisam ser tomadas”, denuncia Junior Nass, da ONG Guardiões do Mestre.
O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) informou que, ao longo dos 19 quilômetros do Contorno do Mestre Álvaro, foram construídas 30 passagens inferiores e que serão implantadas três passagens aéreas, visando à preservação da fauna local.
A autarquia destaca que também serão instaladas cercas direcionadoras de fauna/cercas guias. Neste caso, os projetos estão sendo concluídos para posterior implantação. Essas estruturas serão instaladas ao longo do trecho com o objetivo de canalizar a movimentação dos animais para pontos específicos providos de passagens, como ecodutos e túneis.
As cercas são projetadas para impedir que os animais acessem diretamente a pista, promovendo a segurança tanto dos motoristas quanto da fauna.
Outra medida mitigadora realizada pelo DNIT é a instalação de placas indicativas de presença de animais, chamadas de “Placas de Advertência de Fauna” ou “Placas de Trânsito de Animais Silvestres”, objetivando alertar os motoristas sobre a possibilidade de travessia de animais, incentivando-os a reduzir a velocidade e dirigir com maior cautela nessas áreas.
Até o presente momento, existe uma implantada em cada acesso do trecho. Demais ações serão elaboradas e mantidas pela empresa concessionária que vai assumir o segmento rodoviário.
O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) informa que os túneis voltados tanto para passagem de fauna silvestre quanto de gado são condicionantes ambientais para o licenciamento da via.
O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…
Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…
O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…
A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…
Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…
A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…