Por Thiago Albuquerque
Fundado em 06 de fevereiro de 2008, o time amador Esporte Clube Unidos da Serra-Sede acaba de conquistar o bicampeonato do Campeonato Serrano de Futebol Amador. Campeão em 2015 e 2017, o time também conquistou o vice em 2016. O Unidos têm três finais em quatro participações. O torneio é da Liga de Futebol Amador da Serra.
O jogo do título aconteceu no último dia 19, em Novo Horizonte. No tempo normal, o placar de 0x0 acabou levando a decisão para os pênaltis, e na emoção, o Unidos venceu por 3×2 e levantou o troféu.
A campanha do Unidos não começou com o pé direito. Na primeira rodada, o time perdeu por 3×0 para o Barcelona. Na segunda, empatou por 2×2, e na terceira perdeu para o Parma, por 2×0. A primeira vitória veio apenas na quarta rodada, num 4×2 sobre o Boa Vista. Depois foram mais quatro vitórias: 5×2 sobre o Unidos Serra Dourada lll; 2×1 sobre o Brahmeiros; 6×1 sobre o Real Braça e 3×0 sobre o Udne.
Na fase de mata-mata, nas quartas de finais, o confronto foi contra o Boa Vista. No jogo de ida, um 3×2 fora de casa, e na volta, um empate por 1×1, que garantiu a vaga nas semifinais. Nessa fase, a equipe de Caçaroca perdeu o jogo de ida, para o União Central por 1×0, em casa. Na volta, se superou e com uma vitória por 2×0 garantiu a vaga na final, onde venceu nas penalidades.
Um dos responsáveis pelo sucesso no futebol amador do Unidos é o já falecido Mozaniel da Conceição, que era conhecido como Tótó. Ele foi um dos fundadores, foi técnico, diretor e atuava de várias formas no time.
O elenco atual é formado por Renato, Drill, Alexandre, Éder, Biro Biro, Gabriel, Ronda, Geovane, Beterraba, Carlinhos, Guilherme, Thiago, Leandro, Carlos Alves, Ricardo, Iamarque, Gutinho, Mauricinho, Flávio, Mateus, Oliveira e Zé Vitor. Já a equipe técnica é formada pelo preparador físico Armendes; o massagista Marcelo, o treinador Batata e o presidente Lourenço.