Notícias

UPA da Serra Sede será terceirizada e prefeitura promete melhorias no atendimento médico

A UPA da Serra Sede será terceirizada e prefeitura espera que a medida cause melhorias nos atendimentos médicos. Crédito: Divulgação

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Serra Sede passará a ser gerida por uma Organização Social (OS). A Prefeitura da Serra anunciou a contratação de uma entidade privada para administrar a unidade, utilizando recursos repassados pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesa).

O processo de terceirização começou ainda na gestão do ex-prefeito Sergio Vidigal (PDT), com a publicação do edital de convocação pública no Diário Oficial da Serra em 30 de dezembro de 2024. O atual prefeito, Weverson Meireles (PDT), confirmou nesta terça-feira (7) que dará continuidade à iniciativa, com previsão de seleção da empresa em junho deste ano.

Atualmente, a Serra possui quatro UPAs: Carapina, Castelândia, Serra Sede e uma unidade infantil em Colina de Laranjeiras. Entre elas, apenas a UPA da Serra Sede ainda é gerida diretamente pelo Município, conforme informado pelo Jornal Tempo Novo.

As demais unidades já operam sob administração de organizações sociais:

  • UPA de Carapina: Gerida pela Santa Casa de Chavantes.
  • UPA de Castelândia: Administrada pelo Instituto Esperança.
  • UPA Infantil em Colina de Laranjeiras: Operada pela Santa Casa de Chavantes.
  • Maternidade do Hospital Materno Infantil: Sob gestão da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

O novo edital busca contratar uma entidade privada sem fins lucrativos que apresente a melhor proposta técnica e financeira para gerir a unidade da Serra Sede. Segundo a Prefeitura, o modelo de terceirização visa otimizar recursos públicos e oferecer um atendimento mais eficiente à população.

A Prefeitura da Serra informou, por meio de nota, que a terceirização pode trazer diversos benefícios para a população, incluindo a redução de custos. Segundo o Município, dados preliminares das UPAs de Carapina e Castelândia indicam economias tanto nos custos mensais quanto no custo por atendimento.

Também há a expectativa que o novo modelo contribua para um atendimento mais humanizado, com redução no tempo de espera dos pacientes.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Senai abre 4 mil vagas de cursos gratuitos na Serra

O Senai abriu 4 mil vagas de cursos gratuitos na Serra e em outras cidades do Estado. Crédito: Divulgação O…

15 horas atrás

Serginho Vidigal tem caminho livre para disputar uma vaga de deputado federal

Weverson Meireles, Sérgio Vidigal e Serginho Vidigal: projetos para 2026 inserem o filho do ex-prefeito como possível candidato a deputado…

16 horas atrás

Rosas de Ouro leva a história do Casarão de Carapina para o Sambão do Povo

Diretamente de Serra Dourada, a Rosas de Ouro entra na avenida do Sambão do Povo, com o enredo “No Horizonte…

16 horas atrás

Cerca de 300 ambulantes e feirantes participam de curso de capacitação na Serra

Alunos do curso de capacitação. Foto: Divulgação Nesta segunda-feira (10), 243 pessoas, entre ambulantes e feirantes, participaram de um curso…

16 horas atrás

Jovem é morto a tiros na Serra; ex-sogro é o principal suspeito

O jovem, identificado como Victor Hugo da Silva do Nascimento, foi morto a tiros na Serra; seu ex-sogro é o…

16 horas atrás

Tradição Serrana celebra os anos 90 e promete nostalgia no Sambão do Povo

Diretamente de Feu Rosa, a Tradição Serrana levará para o Sambão do Povo o enredo “90’s”, desenvolvido por Marcelo Braga.…

17 horas atrás