Saúde

Upa de Castelândia prevista para novembro vai atender 16,5 mil pessoas por mês

A Upa de Castelândia será a terceira da Serra que já conta com as unidades de Carapina e Serra Sede. Foto: Divulgação Prefeitura

A Serra passará a ter três Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Além da unidade de Serra Sede e de Carapina, a população da cidade terá a partir de novembro a de Castelândia.

Com um investimento de R$ 8 milhões em obra e cerca de R$ 3 milhões em equipamentos, o espaço vai atender mais de 16,5 mil pacientes por mês e promete desafogar as unidades de Serra Sede e Carapina. Além de atendimento médico infantil e adulto 24 horas, a nova UPA contará com farmácia e espaço para exames laboratoriais e radiológicos, segundo informações do secretário de Saúde da Serra, Alexandre Viana.

“Esse posto de serviço médico nasce para atender urgência e emergência. Aqui é o lugar onde a população terá o pronto atendimento rápido e o pessoal especializado neste tipo de tratamento”, destacou Alexandre Viana em visita as obras da Upa de Castelândia, na manhã desta terça-feira (8).

Segundo o prefeito Audifax Barcelos (Rede) a única cidade no Brasil com 500 mil habitantes com três Upa’s é a Serra. “Nós somos os primeiros a ter.  Atendemos em Carapina e na Serra Sede moradores dos três municípios da Grande Vitória. Temos que receber e vamos continuar recebendo. A população do município vizinho, aqui do Norte, vem para cá. Desde que fizemos a OS – Organização Social, os resultados estão sendo muito melhores”, afirmou o prefeito durante na manhã desta terça-feira (8), destacando que a gestão da Upa de Carapina é compartilhada. “Participamos da gestão, temos funcionários nossos lá dentro”.

A UPA de Castelândia vai atender os moradores das regiões de Jacaraípe, Nova Almeida e Feu Rosa e suprir a demanda por atendimento de urgência e emergência da cidade. Terá atendimento médico adulto e pediátrico, atendimento odontológico, exames radiológicos e laboratoriais, aplicação de medicamentos, farmácia, sala de urgência com leitos e salas de observação. A unidade conta com dois pavimentos, o primeiro é onde se concentrará os atendimentos médicos. Já no segundo, funcionará a área administrativa, onde foi construído um refeitório e sala de reuniões.

Assim como as unidades de Carapina e Serra Sede, a nova UPA funcionará 24 horas, durante todos os dias da semana. O sistema de atendimento também priorizará o atendimento dos casos de urgência e emergência.

Conforme noticiado pelo TEMPO NOVO, as UPAs de Carapina e Serra Sede atendem cerca de 10 mil moradores de outras cidades do Estado por mês. A afirmação é do secretário de Saúde da Serra, Alexandre Viana.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Batucada e show com banda Evidance animam o verão em Manguinhos

Em Manguinhos, a tradicional batucada formada por moradores locais agita o balneário até o carnaval todas as sextas-feiras. Crédito: Divulgação…

1 hora atrás

“Menor Bolsonaro” e “Sombra” são presos por assassinato de jovem na Serra

Igor Gabriel da Silva, de 19 anos, conhecido como “Menor Bolsonaro”, e Alan Carlos de Souza Elias, de 18 anos,…

1 hora atrás

Jacaraípe tem programação especial de verão com esporte e shows com Kamilla e Léo Lima

O cantor Leó Lima é uma das atrações do festival de verão em Jacaraípe, neste sábado (11). O som do…

1 hora atrás

Lei cria programa para reduzir infecção por HPV no Estado

O programa prevê medidas como conscientização e acesso à vacina. Foto: Divulgação O Espírito Santo conta com a política pública…

2 horas atrás

Degustação de petiscos e pop rock nacional com reggae animam cervejaria em Bicanga

O cantor Rômulo Tertúlia se apresenta na cervejaria nesta quinta e a programação conta ainda com degustação de petiscos e…

2 horas atrás

Câmara da Serra faz reforma administrativa após 22 anos e prepara novo concurso público

Saulinho da Academia assina os dois projetos de reforma administrativa da Câmara da Serra. Crédito: Divulgação. Após 22 anos, a…

3 horas atrás