A partir da próxima segunda-feira (18) a UPA de Castelândia ficará exclusiva para atendimento de pacientes portadores da Covid-19. O anúncio foi feito pela Prefeitura da Serra.
Segundo o município em uma primeira etapa a Unidade de Pronto Atendimento de Castelândia será remodelada internamente, ficando com 22 leitos, sendo 17 leitos de enfermaria e cinco leitos de urgência, com disponibilização de respiradores.
Em um segundo momento, em parceria com o governo estadual, também será expandido o número de leitos, para mais 30 em instalações externas dentro do estacionamento interno da Upa de Castelândia.
Os pacientes atendidos na área externas serão os considerados moderados, podendo receber respiração nasal.
Serão disponibilizados mais três respiradores oferecidos também pela Secretaria de Estado da Saúde.
Na finalização dessas duas etapas, a Upa contará com 52 leitos intermediários, com suporte para os casos mais graves e oito respiradores.
Upa de carapina
Todos os atendimentos que não sejam de Sindrome Gripal serão realizados na UPA de Carapina e nas unidades básicas e regionais.
Dessa forma, toda a capacidade instalada será para atendimento rápido a todos os pacientes, para classificação de risco, atendimento e definição do tipo de tratamento necessário.