Nestes últimos dias a população da Serra vem sofrendo com a falta de água nas residências. Entretanto, este problema é somente parte de uma questão crônica e muito maior. Segundo a Cesan, o rio Santa Maria da Vitória, que abastece a maior parte da Serra, está morrendo. Isso mesmo: o manancial que é o responsável por abastecer as famílias da Serra e viabilizar a vida em sociedade está com risco de desaparecer. Sem água, obviamente a vida não prospera.
Em uma extensa nota, da qual a Cesan justifica tanto a falta quanto a má qualidade de água, o órgão explicita o quão grave e preocupante está a situação do rio que abastece a Serra.
“Ao longo da semana a Cesan vem tentando manter o abastecimento de água para o município da Serra, o mais afetado até o momento, mas o rio não apresenta melhorias na qualidade da água, reflexo de uma degradação evidenciada na crise hídrica de 2015 que deixou graves consequências e que têm piorado ao longo do tempo. Os rios estão morrendo, é preciso mudar urgentemente os hábitos humanos na relação com o meio ambiente e no uso da água”, disse a Cesan.
É a primeira vez que o órgão faz uma afirmação dessa natureza, colocando em dúvida a capacidade do principal rio da Serra em abastecer a população. A longo prazo, a situação é ainda mais grave, já que a Serra vive um significativo aumento populacional. De acordo com estimativas do IBGE, em 2030 a cidade vai ter 1 milhão de moradores. Portanto, políticas de segurança hídrica devem estar entre os principais desafios para a próxima década.
O órgão estadual ainda disse que as chuvas que ocorreram na semana passada impactaram fortemente a qualidade da água do rio Santa Maria da Vitória, manancial em que a Cesan faz sua captação de água para abastecer bairros de Fundão, Serra e Vitória. Na quarta-feira (8) a Cesan precisou interromper o fornecimento de água devido à alta turbidez (lama) na água, provocada pelas chuvas.
“Desde então, a Cesan está trabalhando para corrigir esta situação. O abastecimento chegou a ser retomado, entretanto, mesmo com toda tecnologia, a Cesan precisou reduzir a vazão de operação na Estação de Tratamento de Água que abastece parte dos três municípios. Esta condição está mantida até que a água do rio melhore suas características. As redes receberam descargas para limpeza de todo sistema de distribuição, o que resolveu parte do problema, mas não sua totalidade”, afirmou.
E completou: “As equipes da Cesan continuam atuando para recuperar a qualidade da água no processo industrial (tratamento) e normalizar o abastecimento. Enquanto isso, os moradores que receberam água com suas características alteradas, como cor, a recomendação da Companhia é descartar”.
O Rio Santa Maria da Vitória nasce no município de Santa Maria de Jetibá, suas águas percorrem 122 quilômetros até desaguar na Baía de Vitória. A área de drenagem da sua bacia hidrográfica é de 1.844 km2 e abrange cinco municípios do Estado: Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Cariacica, Serra e Vitória.
O Rio é um dos principais mananciais da Grande Vitória. Juntamente com o Rio Jucu, e o Rio Reis Magos, ele é responsável pelo abastecimento de água da GV, já que abastece a parte continental da capital e a maior parte do município da Serra. Além disso, ele é utilizado também nas operações industriais da ArcelorMittal, que é a maior consumidora individual de água da Serra.
Além das águas captadas pela Cesan na região rural da Serra, outra fonte de abastecimento através do rio Santa Maria é a Barragem de Rio Bonito, que fica localizada em Santa Maria de Jetibá, há 624 metros de altitude. No auge da crise hídrica de 2016, a hidrelétrica foi desativada e se transformou em uma represa de água para consumo humano.
Descarte de água: orientações ao cliente da Cesan
Os clientes da Cesan que receberam água com coloração alterada nesse período e realizaram o descarte, conforme recomendado pela Companhia, podem solicitar o ressarcimento das despesas decorrentes da compra de água por carros-pipa e da limpeza do reservatório (caixa d’água). A solicitação pode ser feita pela Agência Virtual no site da Companhia https://s.cesan.com.br/9pIxJ selecionando a opção “Solicitação de ressarcimento de danos” ou presencialmente em uma Agência de Atendimento ao Cliente Cesan mais próxima do imóvel.
Para obter o desconto referente ao volume de água descartada, a solicitação poderá ser feita a partir do recebimento da próxima fatura (conta de água). Tanto para o ressarcimento, quanto para a revisão da fatura, é preciso preencher os formulários abaixo e anexar a documentação de acordo a situação de cada imóvel.
Como fazer a solicitação do Ressarcimento das despesas geradas com serviços de carros-pipa e limpeza do reservatório (caixa d’agua):
– Registro fotográfico dos danos percebidos e do local da ocorrência quando cabível;
– Notas Fiscais dos serviços prestados e bens adquiridos;
– Documentação pessoal do responsável pelo imóvel, se for pessoa jurídica, a cópia do Contrato Social e documento que concede poderes para agir em nome da pessoa jurídica.
A Cesan está à disposição dos moradores pelo telefone 115 a qualquer hora do dia ou da noite. A chamada é gratuita e o atendimento funciona 24 horas.
A Prefeitura da Serra anunciou que vai distribuir uniformes e kits de material escolar para 70 mil alunos. Crédito: Divulgação…
A praia de Jacaraípe, na Serra, será palco de diversas atividades esportivas e shows musicais gratuitos, na Praça Encontro das…
A tradicional festa de São Sebastião, em Manguinhos reúne a tradição do congo, com shows ao vivo e muita religiosidade. Crédito:…
A Fortlev abriu novas vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade e as contratações serão imediatas. Crédito: Divulgação…
A dirofilariose canina, também conhecida como "verme do coração", é uma doença parasitária grave que afeta os cães. Crédito: Freepík…
Quando pensamos em alimentos industrializados, é comum associá-los a uma alimentação não saudável, rica em conservantes, sódio e açúcares. Crédito:…