A partir desta segunda-feira (14), os moradores da Serra estão liberados do uso de máscaras em ambientes abertos. O anúncio foi feito pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), na tarde da última sexta-feira (11) durante anúncio do novo Mapa de Risco da Covid-19.
A decisão é uma das medidas de atualização de enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).
De acordo com o governador o uso de máscaras em ambientes abertos passa a não ser obrigatório nos municípios em Risco Baixo, que é o caso da Serra, que entrou neste patamar deste o último dia 7 de março.
No entanto, a exigência do uso de máscara continua sendo exigida em locais fechados. Nos municípios de risco moderado a exigência continua, tanto em ambientes abertos, quanto fechados e nas cidades classificadas como de risco muito baixo o uso de máscaras segue como recomendação.
“Desde o início da pandemia, temos nos orientado com base nas evidências científicas e em critérios técnicos, de forma bem objetiva, mesmo sofrendo pressões políticas e de grupos da sociedade. Agradeço a todos os capixabas e que a gente possa continuar dando passos adiante”, disse Casagrande, durante pronunciamento ao vivo pelas redes sociais.
Outros estados brasileiros já liberaram o uso de máscara em ambientes abertos, são eles: São Paulo, Santa Catarina, Maranhão e Acre. No Rio de Janeiro, o uso do acessório em locais fechados também está liberado.