Joatan Alves
Quatro horas. É o que chegam a esperar moradores do município que precisam renovar a carteira de motorista ou ter acesso a outros serviços do Ciretran de Laranjeiras. Longas filas são comuns no local, o que tira a paciência dos usuários.
Uma deles é Ademir Artur, que disse ter ficado cerca de quatro horas para conseguir fazer uma transferência de veículo. Isto na 2ª tentativa de fazer o serviço, pois na 1º vez Artur simplesmente desistiu por não ter tanto tempo disponível no horário comercial de um dia útil naquela ocasião.
“Só consegui fazer a transferência na segunda. A primeira vez demorou muito e não pude esperar por causa de outros compromissos. Só fica dois funcionários para atender e um monte de guichês vazios”, reclama Artur.
Já Wilsomar Nogueira conta que para resolver um problema em sua habilitação, precisou chegar às 06h 30 para garantir uma das primeiras vagas na fila. “Se chegar às 9h, horário que abre o Ciretran, você perde o dia de serviço, pois demora demais. Eu já tinha tentado resolver a situação antes, mas chegando às 9h, mas a fila tinha mais de 100 pessoas. O jeito é chegar bem cedo e esperar em pé, no sol ou na chuva”, relata.
Outra que ficou a esperar pelo atendimento foi Juliana Souza, que diz ter perdido toda a manhã para resolver a transferência de seu veículo. “Tive que deixar minha filha com minha vizinha para não ficar com ela debaixo do sol”, reclama.
Através da assessoria de imprensa, o Detran/ES informa que trata-se de uma situação pontual e que o Ciretran da Serra está em fase de readequação e nova capacitação dos servidores. O órgão pede a compreensão dos usuários neste período.