Mesmo após o término da campanha nacional de vacinação contra a gripe, todas as 39 unidades de saúde do município ainda oferecem doses da vacina.
Para tomar a medicação é necessário levar o cartão de vacinação e um documento de identidade. Qualquer pessoa pode receber a vacina contra a gripe.
Na campanha foram vacinadas mais de 88 mil pessoas, entre idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que deram à luz em até 45 dias, crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, e profissionais da saúde, além de pessoas que têm doenças crônicas, como as cardíacas, renais, respiratórias e imunodepressivas, entre outras.
É importante lembrar que mesmo pessoas vacinadas devem procurar imediatamente atendimento médico ao apresentarem os sintomas da gripe, especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações da doença.
Confira cuidados que podem evitar a famosa gripe:
— Higienize as mãos com água e sabão ou álcool em gel antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz, e após tossir, espirrar ou usar o banheiro.
— Mantenha os ambientes ventilados.
— Proteja com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de gotículas das secreções.
— Se estiver gripado, evite aglomerações e ambientes fechados.
— Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.