A Serra aplicou no Dia D de Vacinação contra a Covid-19 em crianças, 1.600 doses foram aplicadas nos pequenos de cinco a 11 anos, ocorrido no último sábado (29).
Cabe ressaltar que, momentaneamente, a vacinação das crianças seguirá por agendamento on-line, que na Serra, é aberto às segundas e quintas-feiras, às 18 horas, pelo http://gti.serra.es.gov.br/saude/. No agendamento desta segunda (31), serão disponibilizadas 3.305 novas vagas.
Para garantir a imunização contra a Covid-19 é necessário completar o esquema vacinal primário.
Além das doses aplicadas mediante agendamento, o imunizante é ofertado por livre demanda, para o público adolescente e adulto, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, no L2 do shopping Montserrat. No sábado, também tem Vacinação em Família, no mesmo local, das 10 às 17 horas.
Prazo da segunda dose:
Como as demais vagas são destinadas para todos os outros públicos, doses e laboratórios, vamos aos aprazamentos. Começando pela D2:
➖ Pessoas que receberam a Comirnaty/Pfizer/Biontech até 08/12/2021;
➖ Pessoas que receberam a CoronaVac/Butantan até 05/01/2022;
Prazo reforço:
➖ Pessoas com 60 anos de idade ou mais que receberam a segunda dose – ou a dose única – há três meses (até 04/11/2021), independente do imunizante aplicado à época;
➖ Pessoas de 18 até 59 anos, após quatro meses da última dose do esquema vacinal primário dos imunizantes AstraZeneca, CoronaVac, Janssen e Pfizer (05/10/2021);
Vacinação das crianças
Para vacinar, a criança precisa estar acompanhada por algum responsável, ou, caso esteja sozinha, ela deverá apresentar uma autorização do responsável por escrito;
Na sala de vacina deverá ser apresentado o cartão de vacina, documento pessoal com foto, CPF ou cartão do SUS;
No caso de comorbidade ou deficiência permanente não aparente, levar o laudo que ateste a condição;
Se a criança tiver recebido outra vacina há menos de 15 dias, não poderá ser imunizada contra a Covid-19. A dica é: aguarde o intervalo de 15 dias e participe dos próximos agendamentos.
A Prefeitura da Serra tem vacinado as crianças contra a Covid-19 com a Pfizer Pediátrica e a CoronaVac. O aprazamento entre a D1 e a D2 da Pfizer Pediátrica é de oito semanas. Já, no caso da CoronaVac, o intervalo entre as doses é de 28 dias.