A Campanha Nacional de Vacinação contra gripe para os grupos prioritários segue suspensa na Serra. Durante a semana passada, o Município já imunizou mais de 43 mil moradores. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), a previsão é vacinar outras 87 mil pessoas, mas o Governo Federal precisa enviar novas doses, já que o terceiro lote foi todo disponibilizado à população.
Essa é a segunda vez que a campanha de vacinação foi suspensa. Isso porque, segundo a Prefeitura da Serra, os três primeiros lotes enviados pelo Ministério da Saúde já chegaram ao fim, ou seja, novas doses precisam ser recebidas para que a vacinação continue. Na semana passada, o governador Renato Casagrande (PSB) solicitou ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) o envio de mais vacinas, durante uma videoconferência.
Conforme informado pelo TEMPO NOVO, nesta primeira etapa, serão vacinados apenas os idosos acima de 60 anos e os trabalhadores da saúde. Do dia 16 de abril em diante, passam a ser vacinados também os professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, e profissionais das forças de segurança e salvamento.
Já no dia 9 de maio começa a vacinação para crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), funcionários do sistema prisional, pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos de idade. Na cidade, a imunização ocorre em postos de saúde, escolas públicas, em pontos extras e também no Parque da Cidade.
Durante os dois primeiros meses deste ano, a Serra confirmou três casos de gripe Influenza B e um caso de Influenza H3N2. A doença, conhecida popularmente como supergripe, é grave e pode levar o paciente a morte. O Governo Federal decidiu antecipar a campanha por conta do novo coronavírus, a Covid-19, que já infectou 26 capixabas. Na Serra, existem mais de 190 casos suspeitos, mas nenhum confirmado.
De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, mesmo que a vacina não apresente eficácia contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid-19. “A campanha acontecerá em âmbito nacional, como as anteriores. Dessa forma, espera-se que o vírus tenha menor propagação”, explicou o ministro.
Serra aguarda novas doses e segue sem previsão para continuar campanha
Ao TEMPO NOVO, a Secretaria Municipal de Saúde informou que, até o momento, já vacinou em torno de 43,5 mil pessoas contra a influenza. Contudo, o terceiro lote com 14 mil doses enviadas pelo Governo do Estado já foi todo utilizado. Disse ainda que a prefeitura aguarda o repasse de um novo lote.
“A campanha é em etapas, e neste período são vacinados os idosos e os trabalhadores da saúde, que na Serra somam 44.238 pessoas”, disse por meio de nota.
A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…
O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…
A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…
O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…
Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…
O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…