Atenção! Os responsáveis por crianças de seis meses a menores de cinco anos e pessoas com 60 anos ou mais já podem procurar uma das 40 unidades de saúde do município da Serra para tomar a vacina contra a gripe. A vacinação para este grupo começou hoje (27).
Além destes, as gestantes, puérperas (mulheres que acabaram de ter filhos) e profissionais da saúde também devem procurar a Unidade mais próxima. A partir de sábado (30), que será o Dia ‘D’ da campanha de imunização contra a gripe, o restante do grupo prioritário estipulado pelo Ministério da Saúde começará a receber a vacina.
O público prioritário são as pessoas com 60 anos ou mais, crianças entre seis meses e cinco anos, indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas com doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, entre outras, além dos profissionais de saúde, gestantes e puérperas.
A campanha de vacinação, que começou no dia 18 de abril e segue até o dia 20 de maio, tem como meta imunizar 90 mil pessoas. Todas as Unidades de Saúde da Serra estarão aplicando a vacina de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.
A vacina contra a gripe fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente e protege contra os vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B (subtipo Brisbane).
A Influenza A (H1N1), é uma doença respiratória que tem a capacidade de se propagar rapidamente, principalmente no inverno. Por isso, é preciso ficar atento às formas de transmissão, sintomas, tratamento e modos de prevenção.
Saiba como se prevenir da gripe adotando medidas simples:
|
– Lavar as mãos com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar;
|
– Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável;
|
– Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos pessoais;
|
– Pessoas com qualquer gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas;
|
– Não usar medicamentos sem orientação médica;
|
– Procure a Unidade de Saúde mais próxima em caso de gripe para diagnóstico e tratamento adequados. |