Quem se vacinou contra o coronavírus com a primeira dose (D1) da AstraZeneca pode reduzir o tempo de espera para a segunda dose (D2) e marcar o dia de completar sua imunização através do agendamento on-line que será aberto pela Prefeitura da Serra. O anúncio foi feito pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) após autorização do Governo do Estado para a redução do intervalo entre a D1 e D2 do imunizante da Fiocruz.
Conforme informado pelo TEMPO NOVO na tarde da última terça-feira (22), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) autorizou todos os municípios capixabas a antecipar a aplicação da segunda dose da AstraZeneca. Antes, estavam sendo esperados 80 dias para que a imunização fosse completada, mas agora o tempo diminuiu para 70 dias.
E na Serra, os moradores que tomaram a primeira dose do imunizante há pelo menos 10 semanas, ou 70 dias, já podem agendar a D2 nesta quarta-feira (23). O agendamento on-line será aberto às 18 horas no site da prefeitura.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, ninguém será prejudicado com a redução do tempo de espera. “Não haverá prejuízo, haverá vantagem por parte da população que será alcançada com a completude do esquema vacinal no período anterior ao previsto. A partir de hoje (22), todos os municípios estão autorizados a aplicarem a D2 em pacientes que já tiverem sido imunizados num período superior a 70 dias da D1”, explicou.
Vacinação para maiores de 40 anos
A campanha de vacinação contra o coronavírus segue a todo vapor na Serra. Prova disso é que a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), vai começar a vacinar moradores com 40 anos ou mais sem comorbidades. As vagas para este novo público serão abertas nesta quarta-feira (23), às 18 horas.
Além disso, no próximo domingo (27), o Município vai abrir vagas para pessoas com idade entre 35 e 39 anos. Esse agendamento deve ser iniciado às 14 horas.