Vagas para hartunguistas | Portal Tempo Novo

Serra, 19 de novembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

O Nó da Gravata

por Conceição Nascimento

Serra, 26 de outubro de 2018 às 9:07

Vagas para hartunguistas


Fortes especulações dão conta que o prefeito Audifax Barcelos (Rede) quer dar um upgrade em seu secretariado. Estão contados para desembarcarem na Serra no início de 2019, ao menos três nomes ligados ao Governador Paulo Hartung (MDB), são eles: o secretário de desenvolvimento econômico do Estado, José Eduardo Azevedo; o secretário de Segurança Pública Nylton Rodrigues; e Marcelo Oliveira, secretário de desenvolvimento urbano, que é filho do ex-deputado Nilton Baiano.

Um lugar ao sol

Aliás, Audifax e Hartung deram uma boa aproximada política após o 1º turno da eleição. Na semana passada o Governador esteve dentro do gabinete de Audifax para anunciar um convênio entre o Estado e Prefeitura na ordem de R$ 13 milhões. Durante a semana também houveram especulações de que Hartung poderia indicar um de seus aliados para a chefia de gabinete do senador eleito, Fabiano Contarato (Rede), além de um nota publicada na Revista Época, que afirmava que Hartung estaria flertando com a Rede. Resta saber duas coisas nessa conversa: Qual o destino da Rede, uma vez que não atingiu a clausula de barreira, e qual o tamanho político de Hartung quando passar a caneta de governador no ano que vem?

Rumo 2020

Lideranças do PSB já dão como certa a filiação de dois vereadores da Serra, Galinhão, que atualmente está no PTC e Fabão da Habitação, que está no PSD. Ambos os vereadores entraram em rota de colisão com seus respectivos partidos após a conturbada eleição da Mesa Diretora da Câmara da Serra no meio desse ano. Galinhão e Fabão foram cabos eleitorais do deputado estadual reeleito Bruno Lamas (PSB), que agora precisa dar uma potencializada no PSB-Serra visando à eleição de 2020.

No aperto

Enquanto uns devem chegar, outros estão de saída. O vereador Geraldinho Feu Rosa (PSB) deve enfrentar pela frente o conselho de ética do PSB, que quer a expulsão do vereador por infidelidade. Acontece que Geraldinho deixou de lado seus correligionários e apoiou o candidato a deputado estadual derrotado nas urnas, Marcus Madureira (PRB) e também o candidato a federal, também derrotada na eleição, Cesár Colnago (PSDB – atual vice-governador).

Desmonte da Serra-Sede

Na semana passada a coluna publicou nota sobre a revolta de moradores e comerciantes da Serra- Sede com uma postagem da ex-vereadora Sandra Gomes (Rede) no Facebook, onde ela dá entender que estaria satisfeita com o Novo Fórum de São Geraldo, local onde ela está trabalhando. Acontece que o assunto é foco de muita discordância da turma da Sede, uma vez que grande parte do antigo Fórum foi transferida de lá para o bairro São Geraldo. Moradores da Serra-Sede denunciam esvaziamento e desmonte econômico da região.

Oportunista não

Pois bem, segundo Sandra ela não disse que a “decisão foi acertada”, sobre a transferência do Fórum, conforme afirmou a coluna. Ela disse ainda que foi sim “transferida para um local de trabalho” que combateu, mas que agora que está lá, foi “bem recebida” e que mudou de posição com relação ao novo local de trabalho”. Sandra segue explicando que “respeita” e continua firme com “a bandeira de luta em defesa do parcelamento do solo” na Serra. E que “a região do Centro é administrativa e portanto retirar órgãos públicos de lá desequilibra a economia local”. Ela também se posiciona contra a palavra “oportunista”, creditada a ela por alguns comerciantes em grupos de WhatsApp da qual a colune teve acesso. Ela argumenta que já enfrentou “tropa de choque, gás lacrimogêneo e cão bravo em defesa da cidade”, e que muitos “não estavam lá”. Sandra completa afirmando que ao longo de seus “32 anos de trabalho, fazer média com algum setor é o que menos deseja”.

A poderosa Cris

Segundo fontes ligadas a área da Saúde, a Subsecretária de Gestão em Saúde, Janine Pereira Jacinto foi exonerada do cargo. Vista como uma servidora técnica, dizem às línguas que Janine é mais uma que caiu na conta de Cristiane Stem, subsecretária de Administração do Trabalho e da Educação em Saúde. Cristiane é da cozinha de Audifax e é creditada a ela a exoneração do ex-secretário de Saúde, Benício Santos, além de outros secretários e servidores que por ali passaram. Parece que quem entra na mira de Cristiane é só uma questão de tempo para ser fritado… Mulher poderosa essa.

Casagrande X Hartung

Durante a semana o governador eleito, Renato Casagrande (PSB) ingressou no Tribunal de Contas do ES com pedido de medida cautelar para suspender convênios assinados entre o Governo do Estado e seis prefeituras, entre elas, a Serra, no valor de RS 13 milhões para diversas obras. Também é pedida uma auditoria para averiguar os motivos que levaram o atual Governo a fazer as transferências em parcela única, ao invés do que é normalmente feito, em parcelas. Já a Prefeitura da Serra, questionada sobre assunto e a possibilidade de perder os convênios, se resumiu a dizer em nota: “A Prefeitura da Serra vai aguardar o posicionamento do Tribunal de Contas do Estado”.  

 




O que você acha ?

Você acredita no sucesso do governo Bolsonaro?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por