Categories: Notícias

Vai contratar transporte escolar? Fique atento aos detalhes

Um dos detalhes é o selo colado no vidro frontal referente ao semestre em exercício e pintura de faixa horizontal na cor amarela, com o nome “Escolar” em preto. Foto: Divulgação/Detran

Faltam poucos dias para o início das aulas e muitos pais devem contratar o serviço de transporte escolar. Para garantir a segurança dos estudantes no trajeto para a escola e na volta para casa, é importante que os responsáveis fiquem atentos à regularidade dos transportadores.

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) dá algumas dicas para assegurar as crianças.

Para saber se o transportador está legalizado e obedece aos requisitos de segurança, os usuários devem observar se o veículo possui as características do transporte escolar credenciado no Detran|ES.

Uma delas é a placa vermelha, o selo de conformidade colado no vidro frontal referente ao semestre em exercício e pintura de faixa horizontal na cor amarela, com o nome “Escolar” em preto e o número de registro no órgão, ou, em caso de veículo de carroceria pintada na cor amarela, essas cores devem ser invertidas.

Os responsáveis devem observar também dois documentos importantes do transportador: o termo de autorização e a credencial do condutor, que devem estar válidos. Nos casos de transporte de estudantes de até nove anos, também é preciso verificar a credencial do acompanhante, que é responsável por auxiliar na locomoção das crianças menores e deve andar sempre no banco de trás.

Para conferir a regularidade do veículo que pretende contratar, basta acessar o site www.detran.es.gov.br e clicar o menu esquerdo em “Credenciados” e, depois, em “Transporte escolar”. No espaço próprio, o interessado deve inserir o número do registro, a placa do veículo, o nome do proprietário ou a cidade de atuação do serviço para ver sua respectiva ficha cadastral. Será indicado se o veículo está em situação regular ou não. Caso a ficha não exista, significa que o veículo é clandestino.

Caso perceba alguma irregularidade, o cidadão deve denunciar à Coordenação de Transporte Escolar do Detran|ES pelo telefone (27) 3137-2652 ou no e-mail transporteescolar@detran.es.gov.br, ou, ainda,  por meio da ouvidoria no site www.ouvidoria.es.gov.br.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Comunicado – 05/11/2024 – 2ª edição

publicidade legal - 05-11-2024Baixar

4 horas atrás

Opinião | Projeto moderniza eleição na Câmara da Serra e evita “sessão de horrores” como a de 2017

Saulinho é presidente da Câmara da Serra e já adiantou que corpo técnico sugeriu eliminar fiação exposta contra poluição visual.…

4 horas atrás

Estado oferta novo concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.717

O Governo do Estado oferta novo concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.717. Crédito:…

4 horas atrás

Dez horas de muito forró em Jacaraípe com os paulistas do grupo Balaio e convidados

Além do Balaio, o palco contará com a presença dos capixabas do Forró Bemtivi, do DJ André Barros e do…

4 horas atrás

Nova Orla de Jacaraípe será entregue no verão: praia terá mirante, parques e academias

A nova Orla de Jacaraípe deve ser entregue no verão. A praia da Serra terá mirante, parques e academias. Crédito:…

5 horas atrás

Raimundos traz turnê de 30 anos de carreira a Vitória em dezembro

Os Raimundos prometem agitar o público com clássicos como “Mulher de Fases”, “A Mais Pedida” e “Reggae do Maneiro”, além…

5 horas atrás