Os dias já estão “fervendo” e o verão esta batendo na porta dos brasileiros. Por isso as pessoas que ficam muito tempo expostas ao sol devem redobrar os cuidados com a pele, já que a exposição aos raios ultravioleta aumenta.
Uma das causas do câncer de pele é a exposição excessiva ao sol sem protetor solar. Como no calor é mais difícil resistir às praias, piscinas e atividades ao ar livre é preciso saber o que fazer para proteger.
O cuidado básico é utilizar o protetor solar UVA e UVB e, no verão, o fator de proteção deve ser maior. Até mesmo embaixo da barraca, na praia ou piscina, deve-se usar o filtro solar, porque a pele pode ser afetada pelo reflexo do sol. O filtro solar deve ser reaplicado a cada duas horas e, mesmo usando filtro, recomenda-se evitar o sol entre 10 e 16 horas.
O cuidado deve ser maior também com as crianças, principalmente aquelas que ficam muito tempo na água. Nesse caso, o filtro solar deve ser resistente à água e reaplicado a cada hora.
Em caso de insolação, a pessoa deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência ou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Micoses e herpes
Outras doenças comuns nesta época são as micoses e a herpes. Como no verão as pessoas transpiram mais, é preciso evitar tecidos muito sintéticos.
No caso do herpes, que é muito comum, surgem aquelas bolhinhas, principalmente na região labial. Nesses casos, deve-se evitar tomar qualquer coisa em copos comuns.
Os cuidados não valem só para quem vai de divertir nas praias, piscinas e cachoeiras. Pessoas que trabalham expostas ao sol também precisam ficar atentas.
Confira dez dicas de cuidados com a pele no verão:
– Prefira frequentar a praia antes das 10 e após 16 horas;
– Escolha um filtro solar com proteção UVA e UVB;
– O fator de proteção solar (FPS), que mede a radiação UVB, deve ser acima de 50;
– Aplique o filtro solar antes de sair de casa, para que o produto possa ser absorvido pela pele.
– Passe protetor nas orelhas e use um protetor especifico para os lábios. Lábios e orelhas são áreas também sujeitas ao câncer de pele e não podem ser esquecidas;
– Reaplique o protetor a cada duas horas, e em criança a cada hora;
– Também ajudam na proteção chapéu com abas, boné, viseira e óculos escuros. O couro cabeludo e os olhos são também áreas que precisam estar protegidas.
– Não use roupas pesadas ao sol, prefera camisetas;
– Fique a maior parte do tempo sob uma barraca, que deve ser de tecido e de cor clara, para refletir os raios solares;
– Sempre tome muito líquido, principalmente água.
O cantor Mumuzinho será a atração do show nacional no Dia do Serrano, na Serra. Crédito: Divulgação Nesta quinta-feira (26),…
A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…
A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…
A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…
A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…
Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…