Quem tem crianças com idade entre seis e 11 meses e pretende viajar deve ficar atento. Isto porque a Secretaria Estadual de Saúde emitiu um comunicado aos municípios capixabas para que vacinem seus pequenos contra o sarampo caso viajem para algumas regiões onde o vírus está em circulação.
O alerta é vale para quem vai viajar par estado do Ceará, que vive surto de sarampo, e para diversos países, como Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Itália, Rússia, além de nações na África e Ásia.
Na Serra, a vacina contra o sarampo está disponível nas 40 unidades municipais de saúde e deve ser tomada com pelo menos duas semanas de antecedência da viagem.
A medida foi adotada pelo Ministério da Saúde (MS) com o objetivo de evitar a transmissão do vírus do sarampo, que está em circulação nestes locais.
É importante ressaltar, no entanto, que a vacina tomada para essas viagens não é considerada válida como rotina. Toda criança de 6 a 11 meses que receber a vacina contra o sarampo antes de viajar para uma das localidades citadas necessita ser revacinada aos 12 meses de idade.
A vacinação contra o sarampo também é importante em adultos. Conforme preconizado no Calendário Nacional de Vacinação, pessoas com até 49 anos de idade que não têm a comprovação da vacinação devem tomar.