Categories: Meio Ambiente

Vale ainda não pagou multa sobre vazamento de metais pesados no mar

Em nota enviada por meio de sua assessoria, a Vale informou que vai se manifestar dentro do prazo estipulado pelo órgão ambiental e que, por enquanto, não há informações adicionais. Foto: Divulgação

Conceição Nascimento

Quinze dias após receber multa por  lançar resíduos de mineração no mar, a Vale ainda não efetuou o pagamento do valor, R$ 1,62 milhão. A notificação foi aplicada no dia 20 de dezembro de 2017, após análise feita pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) constatar a presença de metais pesados como zinco, cromo, alumínio, manganês e ferro, além de fluoreto.

Na ocasião, o Iema informou que o lançamento pode ter prejudicado a vida marinha, em função do aumento da turbidez e da quantidade de materiais sólidos suspensos na água. 

 A multa foi aplicada pelo Iema, órgão licenciador das atividades da empresa no Complexo de Tubarão, entre Serra e Vitória e refere-se ao lançamento de resíduos da fabricação de minério no mar de Praia Mole, entre os dias 01 e 05 de dezembro, durante as chuvas que caíram sobre a Grande Vitória.

 O Iema explicou que a partir do recebimento do auto a empresa tem quinze dias úteis para apresentar defesa ou pagar. Se não apresentar defesa e nem fizer o pagamento, o débito é inscrito em dívida ativa. Se apresentar defesa nesse prazo, o processo é enviado para a assessoria jurídica do Iema para análise do recurso. Se após análise, a decisão for pela manutenção da multa, a empresa ainda pode recorrer do recurso junto ao Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), no prazo de quinze dias após o recebimento da decisão.

 Em seguida, o Consema pode manter a decisão ou modificar, realizando a conversão da multa ou a até a anulação, por exemplo. Se o Consema mantiver a multa, e a empresa não realizar o pagamento no prazo estabelecido, o processo volta ao setor jurídico para dar encaminhamento para cobrança judicial. A assessoria do Iema acrescentou que esse procedimento é igual para todas as empresas.

Em nota enviada por meio de sua assessoria, a Vale informou que vai se manifestar dentro do prazo estipulado pelo órgão ambiental e que, por enquanto, não há informações adicionais.

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira as condutas consideradas ilícitos eleitorais

A pouco mais de uma semana para as eleições municipais de 2024, candidatos e eleitores devem estar atentos sobre o…

12 horas atrás

Comunicados – 26/09/2024 – 3ª edição

publicidade legal - 26-09-2024 - 3ª ediçãoBaixar

13 horas atrás

Câncer de mama: médica aponta 6 verdades pouco conhecidas sobre a doença

O câncer de mama é uma das neoplasias malignas mais frequentes entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de…

13 horas atrás

Plantas tóxicas para cães: um guia de segurança para proteger seu amigo de quatro patas

A convivência com plantas em casa é um prazer para muitos, trazendo beleza e frescor ao ambiente. Porém, para quem…

15 horas atrás

Bolsonaro fará carreata na Serra em apoio a Igor Elson

Igor Elson tem o apoio de Bolsonaro e Magno Malta. Crédito: divulgação. O ex-presidente Jair Bolsonaro estará no Espírito Santo…

15 horas atrás

Manguinhos Gourmet, na Serra, terá programação musical nesta sexta-feira e sábado

Uma das atrações da noite musical do Manguinhos Gourmet, na Serra, é a banda Som de Vinil que se apresenta…

15 horas atrás