A empresa Vale decidiu dispensar os funcionários por conta da insegurança. Na tarde desta quarta (8), os funcionários foram liberados pouco antes de 12h.
Foi ainda emitido um aviso dispensando nesta quinta (9) aqueles que trabalham no horário administrativo, solicitando que ficassem em suas residências à disposição da empresa. Já para os trabalhadores de turno, foi informado que devem estar atentos às escalas alternativas diretamente com o gestor imediato.
Também por meio do aviso, informou que a segurança foi reforçada na empresa, especialmente nas portarias e orientou que os funcionários estejam atentos ao se deslocarem para o trabalho.
“Só estão funcionando as indústrias maiores que tem estrutura privada de segurança. Mesmo assim com dificuldade, pois nem todos os funcionários conseguiram chegar ao trabalho. Até mesmo as empresas que possuem transporte próprio enfrentam problemas, pois não podem pegar funcionários de casa em casa, mas em pontos específicos onde as pessoas não estão tendo segurança par ficar”, explica vice presidente da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) na Serra, José Carlos Zanotelli.
De acordo com o vice – presidente, o problema se estende as demais cidades da Grande Vitória, porém atinge mais a Serra por ser o município com maior quantidade de indústrias. Já no interior não há registro de prejuízo a atividade industrial, diferente do que ocorre com o comércio.
Zanotelli acrescentou que até as gigantes do complexo de Tubarão, Vale e ArcelorMittal, estão sendo impactadas. “As usinas não pararam, mas há dificuldade para a chegada de funcionários, inclusive das empreiteiras”, revela.