Categories: Meio Ambiente

Vale e Arcelor são as principais responsáveis pelo pó preto, diz ex- diretor de Meio Ambiente do ES

Poeira visível sobre o complexo de Tubarão fotografada sábado (11) do morro do Moreno em Vila Velha. Foto: DivulgaçãoPoeira visível sobre o complexo de Tubarão fotografada sábado (11) do morro do Moreno em Vila Velha. Foto: Divulgação
Poeira visível sobre o complexo de Tubarão fotografada sábado (11) do morro do Moreno em Vila Velha. Foto: Divulgação

A Vale e a ArcelorMittal são as principais responsáveis pelo pó preto que há décadas atinge os moradores da Grande Vitória. A afirmação é do ex-diretor do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), Cláudio Denícoli, que deu a declaração na manhã desta segunda (13) durante reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Pó Preto na Assembleia Legislativa.

Claudio esteve à frente do Iema em 2012 e 2013, órgão que é responsável pela licença ambiental das siderúrgicas e também por monitorar a qualidade do ar na Grande Vitória. E foi secretário de Meio Ambiente da Serra entre 2009 e 2012. Atualmente Denícoli está à frente da Secretaria de Desenvolvimento e Meio ambiente de Cariacica.

Além de apontar as duas empresas como principais responsáveis pela poluição, Cláudio disse que nem o ar de São Paulo é tão sujo.  Aos deputados da CPI contou que morou próximo à Avenida Paulista e que nem lá há tanto pó preto como na Grande Vitória.

Denícoli e o secretário de Meio Ambiente de Vila Velha, Jader Mutzig, disseram aos deputados que eles devem focar na Vale e Arcelor, porque se forem focar em outras fontes como trânsito e construção civil, o estado não vai avançar no controle de poluição.

Incomodados com a poeira

Também na reunião desta segunda (13), a secretária de Meio Ambiente da Serra, Andreia Carvalho, disse que todos se sentem incomodados com o pó preto vindo do Complexo de Tubarão.  Ela também falou a estrutura dos órgãos de meio ambiente é deficiente. “Tenho acompanhado alguns debates da CPI e acho que o momento é de se avançar na tomada de decisões”, conclui.

Com informações site da Assembleia Legislativa

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Com 3 mortes em março, Serra registra o menor número de homicídios da história

De acordo com o delegado Rodrigo Sandi Mori, a Serra registrou o menor número de homicídios da história no mês…

15 horas atrás

Vale abre vagas de emprego com contratação imediata de todos os níveis de escolaridade

A Vale abriu vagas de emprego com contratação imediata de todos os níveis de escolaridade. Crédito: Divulgação A mineradora Vale…

15 horas atrás

PL quer substituir campainha por música nas escolas da Serra para acolher autistas

O Professor Renato Ribeiro é autor do projeto. Crédito: Arquivo Tempo Novo O vereador Professor Renato Ribeiro (PDT) protocolou na…

15 horas atrás

Comunicados – 01/04/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 01-04-2025 - 3ª ediçãoBaixar

16 horas atrás

Placas que isentam responsabilidade por furtos podem ser proibidas na Serra

Shopping Mestre Álvaro. Foto: Google Street View Tramita na Câmara da Serra o Projeto de Lei 313/2025, que proíbe a…

17 horas atrás

A primeira do país: Promotora da Serra defende tese no salão nobre do STF com orientação de Barroso

Atual presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso com a promotora da Serra, Maria Clara Mendonça Perim. Crédito: divulgação. A…

17 horas atrás