Sendo uma das maiores empresas de mineração do mundo e a maior produtora de minério de ferro, a Vale vai abrir 800 novas vagas de emprego no Espírito Santo. E a maioria das oportunidades será oferecida para moradores da Serra. Os cargos foram criados para suprir a demanda da mão de obra dos investimentos da empresa na produção de “briquete verde”, um tipo de produto de minério menos poluente.
A empresa afirmou que duas usinas do Complexo de Tubarão, em Vitória, serão adaptadas para fabricar o novo produto e, segundo a mineradora, serão criadas 800 vagas de emprego nesse processo em 2022. Além disso, serão necessários outros 120 postos de trabalho para operar as estruturas.
Desde 2019, as usinas 1 e 2 da Vale estão paralisadas. E é exatamente nelas que serão fabricados os briquetes verdes, que são formados por finos e superfinos de minério de ferro e uma fórmula aglomerante (um tipo de “cola”), capaz de resistir à temperatura elevada do alto-forno das siderúrgicas sem se desintegrar.
A medida ajuda no controle da poluição ambiental. Isso porque, enquanto a produção de pelotas – principal produto feito nas plantas de Tubarão – usa calor para unir os finos de minério (cerca de 1300 ºC), o briquete passa por um processo “a frio” e, por isso, emite até 80% menos gases de efeito estufa.
Para isso, a Vale está investindo US$ 135 milhões na conversão das duas usinas, cerca de R$ 700 milhões na cotação atual do dólar. Ao todo, serão produzidos seis milhões de toneladas de briquete verde por ano. Ao todo, a empresa pretende produzir até 50 milhões de toneladas anuais do material até 2035 nas diversas plantas da mineradora pelo mundo.
Vagas de emprego
As oportunidades de emprego ainda não foram abertas e devem ser totalmente preenchidas somente em 2022. Sendo assim, ainda não é possível afirmar por onde as chances serão distribuídas. Possivelmente, as empreiteiras contratadas liberarão as vagas através do Sine da Serra e de Vitória.