Uma das obras mais famosas da literatura mundial, o romance “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, do escritor francês Júlio Verne, inspira o novo concerto da Banda Sinfônica Intermediária Vale Música. Com regência de Ludhymila Bruzzi, a apresentação vai acontecer no próximo dia 1º de agosto, às 20h, na Casa da Música Sônia Cabral, em Vitória.
A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, no dia do evento, uma hora antes do início do espetáculo.
Publicado em 1873, o livro de Júlio Verne (1828-1905) conta a história de um cavalheiro inglês que, desafiado pelos colegas do clube de jogos, aposta que seria capaz de completar a volta ao mundo em 80 dias, acompanhado por seu fiel empregado.
A regente Ludhymila Bruzzi conta que a ideia do concerto surgiu durante uma conversa com o maestro dos corais do Vale Música, Max Michel Alves. “No segundo semestre de 2023, discutíamos possíveis repertórios para o ano seguinte e decidimos criar um projeto que envolvesse a Banda Sinfônica Intermediária e o Coral Infantojuvenil. A temática ‘A Volta ao Mundo’ foi uma das opções levantadas, que ambos gostamos imediatamente, usando assim o livro de Júlio Verne como principal referência”, explica.
+ Orquestra Sinfônica do ES se apresenta com banda de congo em aldeia indígena
Para traduzir o espírito de aventura do livro em forma de música, a regente selecionou um repertório que reúne obras e ritmos de diferentes continentes e regiões, passando pela África, Europa, Oriente Médio, Ásia, Oceania e América do Norte, encerrando a jornada com a música brasileira.
Fazem parte dessa viagem musical obras como “African Dreams” (Brant Karrick), “Arabian Dances” (Roland Barrett), “Korean Folk Song” (James Curnow) e “Mas que nada”, de Jorge Ben, com arranjo de Michael Brown.
De acordo com Ludhymila, as oito obras selecionadas para este concerto situam-se no grau médio de dificuldade dos integrantes da Banda Sinfônica Intermediária Vale Música. Um dos grupos de formação do Projeto Vale Música Espírito Santo, a banda está em atividade desde 2022 e reúne 65 integrantes, entre alunos e monitores, na faixa etária de 10 a 22 anos. “Os alunos dos níveis intermediários são preparados para ingressar na Banda Sinfônica Vale Música, um dos grupos de referência do projeto”, destaca.
A Banda Sinfônica Intermediária Vale Música fez a sua estreia na abertura do concerto “Luz Imortal”, da Banda Sinfônica Vale Música, em outubro de 2022. Anualmente, a banda realiza dois concertos: o primeiro com caráter sinfônico e o segundo com temática popular.
Em setembro de 2023, participou do concerto “Os 4 Elementos” ao lado de outros grupos de formação do Projeto Vale Música Espírito Santo, com repertório formado por temas latinos. Em novembro do mesmo ano, apresentou o concerto “Trilha Sonora de Filmes”, com clássicos do cinema que emocionaram gerações.
Professora de clarineta do Projeto Vale Música Espírito Santo, Ludhymila Bruzzi ganhou notoriedade no ano passado ao reger a Nova Orquestra no show da cantora Pitty, no Festival The Town (SP), e no Réveillon de Copacabana (RJ), para um público de 2 milhões de pessoas.
O concerto tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.
Concerto “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, com a Banda Sinfônica Intermediária Vale Música
Repertório:
Os valores variam de R$ 500 e R$ 2.000 e o programa contempla atletas e paratletas de modalidades individuais e…
Selo leva o nome do ativista cultural Teodorico Boa Morte, falecido no início de 2024. Crédito: divulgação. Foi lido na…
A programação da Balada K-Pop inclui apresentações de dança com a equipe YunikonLand e Random Play Dance, em que os…
O cantor gospel Anderson Freire fará show gratuito em uma festa de Natal que na Serra. Crédito: Divulgação O cantor…
Em 2022, uma comitiva do Tribunal de Justiça esteve com Vidigal visitando a área onde será construído o novo fórum.…
A padroeira da Serra, Nossa Senhora da Conceição, tem sua data comemorada nodia 8 de dezembro, mas a agenda religiosa,…