Unir a linguagem do jazz e da MPB com o canto coral: esta é a proposta do concerto “Jazz & Coro”, evento inédito que será apresentado pelo Projeto Vale Música Espírito Santo nesta terça (18), às 19h30, na Casa da Música Sônia Cabral, em Vitória. A entrada é gratuita. O espetáculo tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.
O concerto terá a participação da Vale Música Jazz Combo, da Vale Música Jazz Band Intermediária e do Coro Juvenil Vale Música, que vão interpretar standards do jazz e sucessos da MPB.
Com regência de Leonardo Cavalcante, a Vale Música Jazz Combo vai apresentar temas consagrados da MPB, com interpretação do Coro Juvenil Vale Música, coordenado pelo regente Max Michel Alves. O repertório incluirá canções como “Toda forma de amor” (Lulu Santos), “Lanterna dos afogados (Herbert Vianna) e João e Maria (Chico Buarque/Sivuca).
Para o regente Leonardo Cavalcante, conciliar o instrumental da Jazz Combo com o Coro Juvenil representa um desafio e uma oportunidade de crescimento para os alunos. “Trabalhamos intensamente nos ensaios para garantir que todos os elementos se harmonizem perfeitamente. Tocar sozinho ou em grupo instrumental é muito diferente de tocar acompanhando um coro. Quando tocamos sozinhos, temos mais liberdade para improvisar e destacar cada instrumento. Já acompanhando um coro, precisamos ser mais atentos à harmonia e ao suporte rítmico e melódico, garantindo que a música instrumental complemente as vozes”, define.
Para o regente, o concerto “Jazz & Coro” tem o objetivo de proporcionar uma experiência educacional e musical enriquecedora para os educandos. “Nossa proposta é diversificada e inclui o jazz e várias formas de música popular. Unir essas duas linguagens em um único concerto beneficia a formação musical dos educandos, além de oferecer ao público uma experiência única”, comenta.
Com regência de Tiago Veloso, a Vale Música Jazz Band Intermediária é composta por alunos dos níveis 3 e 4, que passam por um processo de qualificação para integrar a Vale Música Jazz Band. Com foco no jazz, o grupo traz influências diversas que ampliam suas performances por meio do diálogo com outros gêneros, em especial a música brasileira e o funk norte-americano.
Para o concerto “Jazz & Coro”, o grupo preparou um repertório que demonstra a diversidade musical dos grupos de formação do Projeto Vale Música, como afirma o regente Tiago Veloso: “Vamos trazer hits que marcaram a década dos anos 1970 por meio do funk norte-americano, compostos por grandes nomes como Stevie Wonder, Herbie Hancock e Earth, Wind & Fire e, também, uma surpresa do artista Bruno Mars, que representa este gênero atualmente”, adianta.
CONCERTO JAZZ e CORO
Com a Vale Música Jazz Combo, Vale Música Jazz Band Intermediária e Coro Juvenil Vale Música
REPERTÓRIO:
Vale Música Jazz Combo
Regente: Leonardo Cavalcante
Coro Juvenil Vale Música
Regente: Max Michel Alves
Vale Música Jazz Band Intermediária
Regente: Tiago Veloso
Os moradores da Serra tiveram suas construções demolidas e serão multados em R$ 100 mil por crime ambiental. Crédito: Divulgação…
Ricardo Ferraço é o principal articulador do ParkLog lançado na última terça-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra precisa continuar se…
A primeira edição do Festival da Canção, que desde o início, acontece no mesmo local, em Nova Almeida, na Serra,…
Os criminosos colocaram fogo em um ônibus do Sistema Transcol, na Serra. Crédito: Divulgação Um ônibus do sistema Transcol foi…
A nova Avenida Civit teve investimentro de R$ 123 milhões e será inaugurada com 6 faixas, ciclovia, parque linear e…
No Espírito Santo, são ofertadas 15 opções de cursos de férias gratuitos na unidade de Vitória, em Jardim Camburi, e…