A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Pó Preto, que investiga poluição do ar na Grande Vitória, visita nesta sexta (08) a mineradora Vale. Os parlamentares vão ver de perto as medidas tomadas pela empresa para reduzir a emissão de poluentes, que há décadas prejudica a população capixaba.
Na última terça-feira (05), a visita com o mesmo intuito foi realizada na siderúrgica colada às usinas da Vale, a ArcellorMittal Tubarão.
Nesta semana a CPI ouviu o ex-diretor-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), Tarcísio José Foeger, as ex-secretárias estaduais de Meio Ambiente Diane Rangel (gestão Casagrande) e Maria da Glória Abaurre (gestão Hartung).
Os ex-gestores foram convocados para prestar esclarecimentos relativos a supostas falhas ocorridas nos últimos anos que teriam permitido o aumento na emissão de poluentes do Complexo de Tubarão (Vale e ArcelorMittal Tubarão).
Questionamento
E na última quarta-feira (6), quem respondeu às perguntas da Comissão foi o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Rodrigo Júdice. Os deputados questionaram a maneira como são realizadas as fiscalizações nas empresas poluidoras e questionaram a eficácia desse trabalho.
Depois da Vale, a próxima empresa a ser visitada pela CPI será a Samarco, em Anchieta, litoral sul do estado, no próximo dia 15.