O óleo que vazou de uma estação de tratamento de resíduos da Vale, que fica no interior do complexo do Tubarão, na Lagoa Pau Brasil ainda não foi retirado totalmente. Estima-se que tenham vazado cerca de 30 mil litros de efluentes de resíduos oleosos.
As fortes chuvas do dia 30 de outubro provocaram o transbordamento da lagoa, e o óleo foi parar dentro das casas da parte baixa no bairro Hélio Ferraz. Na ocasião, os moradores fizeram manifestação bloqueando o acesso à empresa e cobraram providências.
Segundo o Iema, a Vale continua realizando os serviços de limpeza fazendo uso de mantas absorventes. Há uma previsão de que os trabalhos sejam encerrados na próxima semana. O Iema informou que está monitorando a situação e que realiza vistorias no local semanalmente.
O Iema aguarda a conclusão da limpeza da lagoa para começar a elaborar o relatório ambiental, para em seguida avaliar a necessidade da aplicação de uma possível multa.
Em nota, a assessoria de comunicação da Vale disse que a empresa tomou todas as medidas para conter e recolher o material e que está concluindo a limpeza da área afetada. Segundo a empresa, todos os órgãos ambientais foram imediatamente notificados e realizaram inspeção no local.