Meio Ambiente

Vale não quer pagar multa por degradar rio que abastece Serra e Vitória

Pátio de armazenamento de materiais da Vale fica em Aroaba, numa região rural da Serra, cujas águas descem para o rio Santa Maria e caem acima da captação da Cesan. Foto: Divulgação/Naja Controle e Serviços

Autuada por degradar margens de córrego cujas águas ajudam a abastecer a Serra, a Vale não quer pagar a multa de R$ 200 mil aplicada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). A mineradora recorreu administrativamente e o processo deve ser apreciado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condemas) na próxima terça-feira (15).

Segundo conselheiro do Condemas e ativista ambiental, Gilson Mesquita, disse que o processo deveria ter sido votado na reunião do último dia 17 de setembro. “Mas o conselheiro Iberê Sassi, do Instituto Goiamum, pediu vistas. Então o processo deve ser votado na próxima reunião”, explica.

Caso o Condemas mantenha a multa, a Vale terá que fazer o pagamento ou, do contrário, ter o nome inscrito em dívida ativa do município. O auto de infração foi lavrado em 21 de dezembro de 2017.

A captação da Cesan para abastecer a Grande Vitória no rio Santa Maria fica abaixo da foz do córrego Relógio, portanto sujeita a influência de impactos que ocorram no pátio da Vale em Aroaba. Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra

A autuação foi porque a Vale alterou faixa marginal ao córrego do Relógio, com presença de matérias e subtprodutos que a mineradora opera no pátio de ferro gusa que mantém em Aroaba, zona rural da Serra próxima a divisa com Santa Leopoldina. O local fica às margens da ferrovia Virória – Minas, cuja concessão é de responsabilidade da Vale.

O córrego do Relógio deságua no rio Santa Maria, manancial que abastece a Serra. Do pátio da Vale em Aroaba até o rio Santa Maria, são cerca de 2,7km. O córrego cai no rio antes do ponto da captação da Cesan, na região do Queimado.

Além da Serra, o Santa Maria atende a zona norte de Vitória, parte de Cariacica e Praia Grande em Fundão. É também o rio que abastece o Complexo Industrial de Tubarão (Vale e ArcelorMittal), maior consumidor individual do Santa Maria.

Empresa não comenta

Em nota, a Vale disse que “não comenta processos judiciais e administrativos em andamento e exerce seu direito de defesa das multas que considera indevidas por questões legais ou técnicas”.

Problemas no córrego Relógio denunciados há 14 anos

Em 2005, após denúncias, a reportagem de Tempo Novo foi ao local e constatou que óleos e graxas de uma oficina anexa ao pátio de ferro gusa da Vale estavam sendo lançados no córrego do Relógio.

Na ocasião a empresa foi autuada pelos órgãos ambientais. Com a repercussão do caso, a mineradora disse ter providenciado sistema de tratamento para a oficina.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Grande empresária da Serra, Aline Bianca morre após desfilar como musa no Carnaval de Vitória

Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…

2 horas atrás

Motorista é picado por marimbondo, bate Transcol e acidente mobiliza helicóptero na Serra

O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…

6 horas atrás

Motociclista perde o controle, é atropelada por ônibus e morre na Serra

O acidente aconteceu na Avenida Norte Sul, na Serra. A motociclista perdeu o controle e foi atropelada por um ônibus…

6 horas atrás

Dois coleiros presos são resgatados em distribuidora de bebidas na Serra

O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…

10 horas atrás

Da Serra para o mundo: armador Pedro Henrique passa por avaliação no Botafogo

Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…

10 horas atrás

Homem vai à escola e ameaça mãe e filha com facão na Serra

Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…

10 horas atrás