A eutanásia ainda é um grande tabu, pois se trata de uma decisão difícil e dolorosa, em que muitos proprietários se veem num momento crucial de decisão, mas em algumas situações pode ser um ato de compaixão, para evitar sofrimento prolongado e agonizante muitas vezes do animal.
Essa prática consiste em oferecer uma partida tranquila e sem dor, quando sua qualidade e expectativa de vida está gravemente comprometida e não há perspectivas de recuperação.
Importante ressaltar que ela não pode ser banalizada, quero dizer, ela não deve ser a primeira escolha, a não ser que esse animal já esteja severamente comprometido, sem chances de recuperação viável.
+ Porque o gato mia? Entenda a comunicação dos felinos
A decisão deve ser tomada em conjunto com um veterinário, considerando fatores como doenças terminais: condições incuráveis que causam dor ou desconforto constante, como câncer avançado; dor intensa e irreversível: se o gato não responde a medicamentos ou tratamentos e sofre diariamente; Perda da qualidade de vida: quando o gato não consegue realizar atividades básicas, como comer, beber, caminhar ou interagir, dentre outros fatores.
Alinhadas todas as perspectivas com o proprietário, no momento do procedimento, colocamos o animal em um ambiente acolhedor, com ou sem a presença dos proprietários (geralmente, o procedimento é realizado em uma clínica ou hospital veterinário), e inicialmente aplica-se um medicamento para sedação, para deixá-los confortáveis e relaxados (a partir desse momento eles já não estão respondendo mais a estímulos). Após o veterinário conferir todos os parâmetros necessários ele decidirá a hora da aplicação do medicamento que realmente irá desencadear o óbito do animal, provocando sua parada cardíaca.
O apoio emocional aos proprietários é fundamental desde o momento da decisão, até o pós procedimento.
Crédito: Divulgação Na manhã deste domingo (13) um homem foi assassinado a tiros no bairro Mestre Álvaro, na Serra. O…
Foto: Filipe Oliveira Mais de 500 pessoas, entre servidores municipais, voluntários e equipes de apoio, foram mobilizadas para acelerar os…
Foto: divulgação A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) divulgou que três novas…
Foto: divulgação Em ação conjunta, a Polícia Civil e a EDP, concessionária de energia, encontraram uma ligação direita casos de…
ES-010, em Manguinhos, na Serra. Crédito: Nelson Júnior O feriadão da Semana Santa e Tiradentes, de 17 a 21 de…
Alerta de chuvas para o litoral capixaba nesta sexta-feira (11). Foto: Inmet Após as chuvas atingirem várias partes da Serra…