Desde 2015, quando a PPP começou a atuar mais de 115 mil serviços solicitados pela população foram atendidos. Casos de extravasamentos na rede de esgoto representam 65% de todos os serviços realizados.
Roupas, restos de cerâmica e papelão e volume excessivo de lixo foram retirados da rede de esgoto nos bairros Barcelona, Novo Horizonte e Novo Porto Canoa, na Serra, nesta semana, em mais uma ação da Ambiental Serra, parceira público-privada da Cesan para esgotamento sanitário no município.
Ao atender chamados de esgoto entupido, a equipe de manutenção se deparou com uma grande quantidade de entulhos obstruindo a passagem do esgoto. Além deles, os técnicos também retiraram o que sempre encontram na rotina de limpeza e atendimentos e que são os vilões dos entupimentos: gordura, fio de cabeço, preservativo, borra de café.
O descarte irregular desses materiais na rede de esgoto pode ocasionar rompimentos na tubulação da rua e vazamentos até mesmo nas próprias residências, atraindo ratos e insetos que vivem no esgoto e, com isso, trazer riscos à saúde dos moradores, além do mau cheiro.
Ao longo desse período, segundo o técnico Wanderson Fonseca, do setor de Responsabilidade Social, vários projetos e ações com as comunidades foram desenvolvidas com foco na conscientização da população para o descarte correto. Mas, mesmo assim, atendimentos similares ao da última semana, com entupimento de rede com itens como calça jeans, demonstram como atos de vandalismo tem acontecido, prejudicando os moradores.
“Temos atuado em parceria com a comunidade e em um diálogo permanente mostrando como o comportamento de cada cidadão tem impacto direto na eficiência da rede. Mais da metade dos entupimentos são causados por mau uso e descarte indevido de lixo e entulho. Precisamos do envolvimento de todos para avançar ainda mais em esgotamento sanitário na Serra”, afirma Wanderson.
O Programa Afluentes é uma das iniciativas desenvolvidas para fortalecer o vínculo com as lideranças comunitárias e em conjunto realizar ações de conscientização nos bairros. Além da “escuta” que a área de Responsabilidade Social e a diretoria fazem juntos aos líderes – com reuniões e visitas periódicas-, uma pesquisa envolvendo 170 lideranças foi realizada com objetivo de mapear as demandas regionais e os principais problemas de cada bairro, entre eles o mau uso da rede e os atos de vandalismo.