Por Gabriel Almeida
Quem nunca passou perto de um abrigo de ônibus e não viu aquele cartaz colado? Esses cartazes deixam cada vez mais feios os abrigos do município da Serra. Populares que circulam pela cidade afirmam que a cada dia que se passa essa cena vai se tornado mais comum.
Este ano, a prefeitura da Serra instalou vários abrigos novos na cidade e, mesmo sendo de vidro, vândalos continuam pichando ou colando papéis de anúncios nos pontos do Transcol.
Igor Bastos, morador de Barcelona reclama. “Nesta semana vi servidores da prefeitura reformando e pintando vários pontos. Minutos depois já se pode observar algumas pessoas colando anúncio no abrigo”.
Morador de Valparaíso, Daniel Couto também reclama dos anúncios nos abrigos de ônibus. “Aqui no bairro vários pontos de ônibus estão assim. Esses papéis deixam os pontos horrorosos”, avalia Daniel.
Já a moradora de Jardim Tropical, que se identificou como Margarida, alegou que, enquanto alguns bairros necessitam dos abrigos de ônibus, populares dos outros bairros só danificam os pontos. “Aqui no meu bairro precisamos de vários abrigos, enquanto aqui precisa populares de outros bairros, só sabem estragar e pichar os pontos”.
Margarida acrescentou que no município deveria existir alguma lei para punir essa ação. “Nossos vereadores deveriam criar alguma lei para tentar coibir essas ações. Só assim para resolver esse problema”, alegou Margarida indignada com a situação.
Anúncios até em postes de iluminação
Outra cena bastante comum de se ver é papéis de anúncios colados nos postes de iluminações dos bairros da Serra e de toda a Grande Vitória. Um morador da Serra, que não quis se identificar, disse que os anúncios em postes de iluminação deixam a cidade cada vez mais feia. “Esses anúncios só enfeiam nossa cidade”, comenta o morador.
Atraso na troca de abrigos
Se não bastassem os anúncios nos abrigos do Transcol, populares da Serra também reclamam da demora na troca dos abrigos. Um exemplo é o ponto situado em frente à Praça Encontro das Águas. Segundo Celso Barcelos, atualmente morador da comunidade, o abrigo deveria ter sido colocado há mais de oito meses.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da prefeitura da Serra (Secom) e foi informada que a Prefeitura da Serra vem realizando diversas ações de conscientização sobre a importância da preservação do patrimônio público em todo o município.
“Em casos de papéis pregados nos abrigos, as empresas são identificadas e depois recebem notificação e multa de R$ 676,75”, disse a nota enviada pela Secom.
A prefeitura ainda acrescentou que as câmeras de videomonitoramento também auxiliam na fiscalização de alguns pontos, tentando inibir a ação dos vândalos, informando à Polícia Militar sempre que casos como esses aconteçam.
Já sobre o abrigo de ônibus da Praça Encontro das Águas em Jacaraípe, a prefeitura informou que a substituição dos abrigos de ônibus já está sendo feita ao longo de toda a Rodovia ES-010.
A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…
A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…
A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…
A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…
Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…
Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…