A EDP anunciou na última terça-feira (07) uma redução de 6,66% em média na conta de luz do capixaba. Crítico da empresa, o deputado Vandinho Leite (PSDB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira (08) para refutar o anuncio da redução, classificando-o como “enrolation” e ainda afirmou que vai ao Ministério Público para denunciar “abusos” nas cobranças feitas pela EDP.
A previsão de redução na conta vai valer a partir de agosto e é em decorrência da atualização de cálculos feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que a cada três anos faz uma reavaliação tarifária.
Segundo Vandinho a EDP estaria tentando diminuir a pressão por conta dos recorrentes aumentos nas contas de luz.
“Já denunciei aqui problemas no sistema BT0 que é um sistema adotado pelo EDP de telemedição e que aumentou em muito a conta de energia; já denunciei a cobrança por média das tarifas que EDP faz; já denunciei as cobranças abusivas que a empresa faz quando comparadas com contas do mesmo período do ano passado; é um conjunto enorme de irregularidades, e agora a empresa tenta diminui a pressão sobre ela com esse ‘enrolation”, disparou o parlamentar.
Ele afirma que irá ao Ministério Público para denunciar o que ele classificou como abusos da empresa. “A sociedade tem sofrido muito e isso não atende a população, precisamos de respostas mais concretas. Cá entre nós, um desconto “enrolation” para tentar enganar o capixaba mais uma vez. Apesar dessa pequena vitória, irei dar entrada hoje no MP, contra todos os absurdos cometidos pela EDP que venho denunciando há mais de 2 meses”.
Em conversa passada com a reportagem o deputado já tinha adiantado que deve provocar uma auditoria nas contas da EDP. Inclusive, por meio da Comissão de Defesa do Consumidor, Vandinho convocou o presidente da empresa para prestar esclarecimentos aos deputados sobre as reclamações de aumento da conta de luz.
A EDP foi provocada para rebater as acusações do parlamentar e disse que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) é o órgão responsável pelo cálculo dos índices de reajustes das distribuidoras de energia elétrica, sendo ainda quem regulamenta e fiscaliza o setor elétrico. Disse ainda que a Revisão Tarifária da EDP ES ocorre a cada 3 anos e nos anos subsequentes, ocorrem os Reajustes Tarifários. A ANEEL calculou uma redução média de 6,66% para as tarifas a serem praticadas pela EDP Espírito Santo a partir de 7 de agosto de 2019
A concessionária ainda ressaltou que “se trata de um índice preliminar, uma vez que o período tarifário ocorre de agosto/18 até julho/19, portanto, ainda serão incluídas informações dos meses de maio, junho e julho de 2019, podendo sofrer alteração desse índice”, disse na nota. A EDP finalizou a nota dizendo que a tarifa definitiva será determinada pela ANEEL no início de agosto/19 e entrará em vigor a partir do dia 7 do mesmo mês. “A EDP reforça a informação de que a ANEEL é responsável por calcular as tarifas de energia de todas as concessionárias de distribuição de energia elétrica do País”.
A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…
A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…
A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…
A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…
Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…
Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…