Categories: Política

Vandinho e Iriny protagonizam embate sobre homenagem a Jean Wyllys e líder do MST

Vandinho e Iriny polarizam sobre indicações de Wyllys e Stédille. Fotos: Ellen Campanharo.

E continua rendendo as homenagens na Assembleia Legislativa. O deputado estadual Vandinho Leite (PSDB) e sua colega de plenário, Iriny Lopes (PT) se engalfinharam na tribuna da Casa durante a semana. Os motivos são as honrarias propostas pela petista ao ex-deputado do PSOL Jean Wyllys e a João Pedro Stédille, um dos fundadores do MST. Vandinho e mais sete deputados apresentaram um requerimento para derrubar a indicação de ambos ao título de Cidadão Espírito-santense e a comenda Domingos Martins.

Para o TEMPO NOVO, Vandinho questionou a “legitimidade” das indicações, uma vez que segundo ele, nenhum dos dois (Wyllys e Stédille) teriam feito “nada de relevante” para o Espírito Santo; condição “necessária” para se receber as honrarias.

“Este tipo de coisa só causa desgaste a Assembleia. Estamos aqui trabalhando para criar emprego, para fazer a economia girar, e vem uma deputada e coloca isso aqui dentro da Casa. Duas figuras questionáveis, que nada fizeram de relevante para o Estado. Não podemos deixar, porque senão, daqui a pouco estão homenageando qualquer um e as honrarias capixabas passam a não fazer sentido. Por isso vamos derrubar isso”, disparou.

Vandinho e mais sete deputados na última terça-feira(11), apresentaram um requerimento para que as indicações de Iriny fossem apreciadas pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

No mesmo dia, Iriny subiu a tribuna e se pronunciou sobre o tema. “Trata-se de um desgaste desnecessário para a Assembleia Legislativa, que sai do episódio com a imagem de intolerante e desrespeitosa à representatividade e atuação de suas parlamentares”. Iriny defendeu que as indicações são democráticas e precisam ser respeitadas como uma forma “justa e correta” para “respeitar as diversidades”. “Tudo aqui que nega diversidade é antidemocrático, é agressivo e autoritário, não podemos conviver numa sociedade onde a diferença é reconhecida e respeitada (…) duas pessoas honestas, descentes e com serviços prestados. Eu não me intimido nem com palavras nem com gestos porque acredito de verdade na democracia”. Completou a deputada.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Grande empresária da Serra, Aline Bianca morre após desfilar como musa no Carnaval de Vitória

Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…

13 horas atrás

Motorista é picado por marimbondo, bate Transcol e acidente mobiliza helicóptero na Serra

O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…

17 horas atrás

Motociclista perde o controle, é atropelada por ônibus e morre na Serra

O acidente aconteceu na Avenida Norte Sul, na Serra. A motociclista perdeu o controle e foi atropelada por um ônibus…

17 horas atrás

Dois coleiros presos são resgatados em distribuidora de bebidas na Serra

O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…

21 horas atrás

Da Serra para o mundo: armador Pedro Henrique passa por avaliação no Botafogo

Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…

21 horas atrás

Homem vai à escola e ameaça mãe e filha com facão na Serra

Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…

21 horas atrás