Com novo corte de cabelo e óculos de grau, o deputado Vandinho Leite (PSDB) não ousou apenas no visual, mas também no seu posicionamento. Ele lançou uma campanha pública chamada #TodosContraEDP que visa colher relatos e assinaturas para combater supostas cobranças abusivas na conta de luz. Ele promete encaminhar uma denúncia ao Ministério Público.
Vandinho tem subido o tom contra a empresa, da qual já acusou de “assaltar” os capixabas. Essa semana ele fez um duro pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa.
“A EDP é uma das empresas que hoje tem tido altos lucros em função do sofrimento da população capixaba com interesse em cada dia mais ampliar o seu valor na Bolsa de Valores. A empresa não está interessada em qualidade de atendimento ao cliente. Muito pelo contrário, tem interesse em fazer cobrança abusiva para melhorar os lucros da empresa”, disparou.
Em contato com a reportagem ele disse que tem feito reuniões nos bairros para orientar famílias que possuem direito à tarifa social de requerem o benefício junto à empresa, além disso, tem recolhido depoimentos e inspecionando às contas de luz da população com objetivo de engordar uma peça jurídica que será encaminhada ao Ministério Público onde acusa a empresa de promover cobranças abusivas em desacordo com o código do consumidor.
Segundo ele, se houver comprovação de que a empresa de fato cometeu injustiças na conta de luz, os consumidores poderão ser ressarcidos.
A EDP foi procurada para se defender das acusações do deputado e disse que “é uma das empresas mais éticas do Brasil, com os mais elevados índices de governança, segue totalmente toda a regulamentação brasileira e tem um forte compromisso com o estado do Espírito Santo”.
Disse ainda que além dos quase 4 mil funcionários diretos e indiretos, investiu mais de R$1 bilhão nos últimos 4 anos e está entre as melhores empresas do Brasil em termos de qualidade de serviço.