A Guarda Civil Municipal foi oficialmente para as ruas em fevereiro de 2017 durante a paralisação da Polícia Militar que marcou todo o Espírito Santo. Em meio ao colapso da segurança pública, os agentes iniciaram as atividades desarmados, pois a Prefeitura da Serra não tinha conseguido liberar o porte junto a Polícia Federal. Esse fato já indicava a realidade da instituição: agentes prontos para cumprir a missão de defender e proteger a população, mas que esbarram na falta de investimentos, valorização e estrutura.
Por isso o Jornal TEMPO NOVO pesquisou os Planos de Governo de cada candidato a prefeito da Serra a respeito da Guarda Municipal. As propostas são em regra geral, similares, tratam sobre escala especial, aumento de efetivo e valorização salarial. No entanto a de Vandinho Leite (PSDB) traz alguns pontos diferentes, como a “reestruturação para transformar a Guarda em Polícia Municipal”.
Por isso a reportagem procurou o candidato para detalhar o assunto. De acordo com ele o ponto de partida é a criação da sede própria integrada a uma central de inteligência e videomonitoramento.
“Os agentes são muito aguerridos e profissionais, e atualmente sofrem com a ausência de uma sede própria, isso atrapalha demais o serviço. Qualquer força de segurança precisa ter uma central de comando para desenvolver inteligência estratégica no combate ao crime. Esse é nosso ponto de partida”, disse Vandinho.
Ainda de acordo com ele, a mudança do nome não é apenas no sentido terminológico, mas explicita uma “mudança cultural” na instituição.
“Os criminosos na Serra estão portando armas mais pesadas e estão cada vez mais agressivos e ousados. Por isso a Guarda tem que ser reestruturada no sentido de se tornar uma polícia municipal. Na prática vamos comprar armamento pesado como a carabina calibre 12, vamos investir em equipamentos mais modernos e trazer inteligência tecnológica. Além disso, vamos investir em qualificação. Isso tudo vai dar mais poder de policiamento ostensivo”, explicou.
Perguntado sobre os recursos que serão destinados a esse investimento, Vandinho retruca: “Queremos melhorar os serviços, é essa a demanda da população. Melhorando os serviços ficamos menos dependentes das obras. A única forma de fazer isso é com tecnologia. Modernizando a prefeitura, conseguiremos devolver serviços de qualidade, e ai se encaixam os investimentos em segurança”, disse.