Polícia

Vandinho Leite defende que a Guarda se torne Polícia Municipal

Foto: divulgação

A Guarda Civil Municipal foi oficialmente para as ruas em fevereiro de 2017 durante a paralisação da Polícia Militar que marcou todo o Espírito Santo. Em meio ao colapso da segurança pública, os agentes iniciaram as atividades desarmados, pois a Prefeitura da Serra não tinha conseguido liberar o porte junto a Polícia Federal. Esse fato já indicava a realidade da instituição: agentes prontos para cumprir a missão de defender e proteger a população, mas que esbarram na falta de investimentos, valorização e estrutura.

Por isso o Jornal TEMPO NOVO pesquisou os Planos de Governo de cada candidato a prefeito da Serra a respeito da Guarda Municipal. As propostas são em regra geral, similares, tratam sobre escala especial, aumento de efetivo e valorização salarial. No entanto a de Vandinho Leite (PSDB) traz alguns pontos diferentes, como a “reestruturação para transformar a Guarda em Polícia Municipal”.

Por isso a reportagem procurou o candidato para detalhar o assunto. De acordo com ele o ponto de partida é a criação da sede própria integrada a uma central de inteligência e videomonitoramento.

“Os agentes são muito aguerridos e profissionais, e atualmente sofrem com a ausência de uma sede própria, isso atrapalha demais o serviço. Qualquer força de segurança precisa ter uma central de comando para desenvolver inteligência estratégica no combate ao crime. Esse é nosso ponto de partida”, disse Vandinho.

Ainda de acordo com ele, a mudança do nome não é apenas no sentido terminológico, mas explicita uma “mudança cultural” na instituição.

“Os criminosos na Serra estão portando armas mais pesadas e estão cada vez mais agressivos e ousados. Por isso a Guarda tem que ser reestruturada no sentido de se tornar uma polícia municipal. Na prática vamos comprar armamento pesado como a carabina calibre 12, vamos investir em equipamentos mais modernos e trazer inteligência tecnológica. Além disso, vamos investir em qualificação. Isso tudo vai dar mais poder de policiamento ostensivo”, explicou.

Perguntado sobre os recursos que serão destinados a esse investimento, Vandinho retruca: “Queremos melhorar os serviços, é essa a demanda da população. Melhorando os serviços ficamos menos dependentes das obras. A única forma de fazer isso é com tecnologia. Modernizando a prefeitura, conseguiremos devolver serviços de qualidade, e ai se encaixam os investimentos em segurança”, disse.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Morador da Serra é detido na Operação Marujada

A ação também foi realizada nos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Viana/ Divulgação Sesp Um homem, que não…

12 horas atrás

Polícia Militar apreende drogas na Serra

Nesta quinta-feira (24), uma equipe de policiais militares obtiveram êxito na apreensão de grande quantidade de entorpecentes durante duas ações…

14 horas atrás

Encenação da Paixão de Cristo acontece neste sábado (26) na Serra

A fé, a arte e a tradição se encontram mais uma vez em um dos eventos mais aguardados do calendário…

14 horas atrás

Dois saguis são resgatados na Serra

Um animal foi resgatado na empresa Perfilados Rio Doce, em Civit II e o outro em uma residência em Manguinhos/…

14 horas atrás

Pix Pensão Alimentícia: projeto prevê débito automático da conta do genitor

Crédito: Reprodução/Banco de Imagens A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (23), um projeto de lei que determina o pagamento…

14 horas atrás

Prazo para solicitar isenção da taxa do Enem termina nesta sexta (25)

Exame Nacional do Ensino Médio,Enem Estudantes da 3ª série do Ensino Médio têm até esta sexta-feira (25) para solicitarem a…

14 horas atrás